PARA TER BONS FILHOS

BS’D

Dificuldade na educação judaica das crianças é conseqüência do comportamento dos pais antes, ainda, do nascimento dos filhos.

Disse o Rebe:

“Todas as dificuldades existentes atualmente com os filhos dependem do comportamento anterior dos pais, como se sabe o que falou meu santo sogro (o Rebe anterior), quando ainda estava na Rússia, quando tiveram início todos os problemas causados pelos comunistas judeus, quando lhe perguntaram como pode ser que antes não havia coisas assim: é que no passado simplesmente cumpriam Taharat Hamishpachá. Quando, porém, não são meticulosos com esse assunto, percebe-se nos filhos.”

… Se a mãe quiser, pode cumprir as leis de pureza familiar em todos os seus detalhes, pois é preciso saber que isso influencia a criança que vai nascer, e os filhos que, por sua vez, terá, por todas as gerações!

Mas o que fazer para corrigir o passado? A teshuvá sincera, que inclui o arrependimento sobre o passado e a resolução firme para o futuro, faz com que Hashem ponha no coração do filho pensamentos de teshuvá. Isso quando realmente percebe-se que houve uma mudança real no comportamento dos pais, quando se vê para que instituições educacionais contribuem, se são instituições que educam da maneira boa e correta, se a mãe corrigiu a educação dos demais filhos e netos em dobro e em triplo, Quando a falha é primorosamente corrigida.

Sichot Kôdesh 5729, pág. 161.

(Do livro “Shaarei Chinuch”, baseado nos ensinamentos do Rebe)

Deixe um comentário