BS’D
Em Massechet Sucá consta: “No término do primeiro Yom Tov da festa [de Sucot] foram à Ezrat Nashim [a parte do Bet Hamikdash reservada às mulheres] e fizeram um grande preparativo [uma grande reforma].” A Guemará explica que “grande reforma” foi essa. É que cercaram a ezrat nashim por uma guezuztra [varanda], para que as mulheres pudessem de lá ver simchat bet hashoevá.
Embora o objetivo da construção da guezuztra tenha sido a tsniut (o recato), o resultado foi a ampliação do Bet Hamikdash!
Vejam só o grande valor das mulheres judias: As mulheres conseguiram algo que todos os homens juntos não puderam fazer. Só as santas mulheres judias, pelo mérito de seu recato (para que pudessem ver simchat bet hashoevá tinham de ficar sobre a guezuztra) fizeram com que fosse construída para elas uma varanda especial!
O Rebe Rayat’s falou, em seu famoso discurso para as mulheres judias, em Riga, que quando da construção do Mishkan (Santuário no deserto) as mulheres justas se anteciparam e doaram mais que os homens. Acrescentou que o mesmo ocorreu no Bet Hamikdash, pois “Mishkan é chamado de Mikdash e Mikdash é chamado de Mishkan.”
Portanto, além da participação das mulheres durante o ano inteiro no Bet Hamikdash, por terem participado de sua construção, as mulheres mereceram uma ampliação especial – na época especial de simchat bet hashoevá, período de acréscimo de luz e revelação, mas também época que requer cuidados adicionais com o recato. Tal cuidado foi implementado por meio de uma ampliação no edifício sagrado, “faze o bem”.
O motivo do valor especial das mulheres judias ter se expressado em simchat bet hashoevá é que há algo comum entre simchat bet hashoevá e as mulheres judias:
A vantagem das mulheres do povo judeu será revelada, principalmente, com a vinda de Mashiach, quando será perceptível que “uma mulher de valor é a coroa do marido”, que a esposa é mais elevada que o marido.
Simchat bet hashoevá também tem ligação com Mashiach Tsdikênu e a Gueulá (redenção), pois a primeira vez que aparece na Torá o assunto de simchat bet hashoevá é com referência ao Rei David, sobre quem foi dito: “David, Meu servo, será eternamente seu líder”, até nosso justo Mashiach.
Que seja AGORA – NOW!
(Do livro
“El Neshei Ubenot Yisrael”
– a mulher, a mãe e a menina judias
na visão do Rebe de Lubavitch,
R. Zusha Wolf, Editora Kehot)
Liora said,
outubro 8, 2009 @ 5:46 pm
tudo muito bonito – só não entendo por que esse tipo de opinião tem que ser emitido por um homem, e nunca por uma mulher …