BS’D
Desculpem, realmente evito escrever histórias de memória, pois o Rebe diz que uma história é algo muito sério e delicado, e deve ser relatada com exatidão. Mas não estou mais encontrando a fonte. Não consigo me lembrar em que livro a li. E acho que tem uma lição muito importante para cada mãe judia. A história é mais ou menos assim:
Certa vez, perguntaram a um dos irmãos do Alter Rebe que mérito tiveram seus pais para terem filhos assim, tão especiais. [O Alter (velho) Rebe é o Rav Shneur Zalman de Liadi, primeiro rebe de Chabad, autor do Tanya e do Shulchan Aruch. E seus três irmãos eram todos rabinos muito importantes.] Ao que ele respondeu:
“Tudo por mérito de Mamãe.”
[Vale salientar que o pai deles, Rav Baruch era um grande tsakik, um grande sábio, descendente do Rei David e do Rei Shelomô. Sobre ele conta o Rebe Rayats (R. Yossef Yitschak Schneerson), o Rebe anterior, em suas memórias.]
E o irmão do Alter Rebe continuou:
“Para que se tenha uma idéia da importância que Mamãe, nossa mestra, dava à educação judaica de seus filhos, vou relatar um fato: Papai viajou, certa vez, e ao voltar trouxe para sua esposa, um casaco de inverno muito chique e muito caro. Poucos dias depois, Mamãe percebeu que nosso professor estava meio desanimado enquanto nos dava aula. Chamou-o de lado e perguntou o que estava havendo. Ele respondeu que desde que Rav Baruch presenteara a rebetsin com aquele casaco, sua própria esposa (do melamed) não parara de atormentá-lo por ele também não lhe dar um presente assim. Mamãe não pensou duas vezes. Imediatamente, foi até o armário, pegou o casaco e o entregou ao melamed, dizendo: “Leve o casaco para sua esposa. Para mim, o que importa é que você estude com meus filhos com entusiasmo!”
dov pomeroy said,
dezembro 3, 2009 @ 6:04 pm
tambem gosto muito desta historia e muitas vezes ela me inspirou quando a minha paciencia infinita com minhas filhas balançou!
evelyn said,
dezembro 3, 2009 @ 10:17 pm
Muito boa essa historia,
bj
luiza said,
janeiro 20, 2012 @ 10:20 pm
Esta historia é muito linda adorei
Manye Beker said,
janeiro 3, 2013 @ 7:34 pm
BS’D
Devemos nos inspirar nestas maravilhosas “Imaót”, então teremos a oportunidade de educar bem os nossos filhos.
Hilana Girsas said,
janeiro 14, 2013 @ 3:46 pm
o maior presente aos nossos filhos é a educação e para tanto devemos abrir mão de outros presentinhos materiais. Estes não ficarão na eternidade, sòmente a educação e a instrução Estes sim, perpetuam nosso nome.
.