BS’D
Usar peruca é uma segulá para filhos e netos, parnassá (sustento) e saúde, conforme consta no sagrado livro do “Zôhar”, que quando a mulher judia casada cobre o cabelo, isso ajuda para “bani, chayi umezoni = filhos, vida e sustento.
(“El Neshei Ubnot Yisrael”- A mulher, a mãe e a moça judias de acordo com a visão do Rebe de Lubavitch)
Desculpem, mas também desta vez, procurei, mas não voltei a encontrar a história abaixo, mas sei que a li num livro confiável. D. Esther za’l também a contou em uma de suas aulas.
Houve uma época em que o governo russo proibiu as mulheres judias de usarem um tipo de chapéu, que elas usavam naquela época para cobrir os cabelos. Algumas não resistiram, enquanto outras, apesar do perigo, continuaram seguindo o costume e a mitsvá que obriga as mulheres judias casadas a manter os cabelos cobertos. Vinte anos depois, houve uma ampla convocação de rapazes judeus para o exército. Dentre as mulheres que permaneceram firmes e não descobriram o cabelo, nenhum de seus filhos foi levado para o exército. Quanto às outras, passaram por sofrimentos indescritíveis…
* * *

Suzanne said,
fevereiro 17, 2010 @ 5:05 pm
Bonita história!
e a foto tbm! rsrs
bjinhosss
Miriam Savoia said,
maio 17, 2010 @ 11:31 pm
bem original a foto……. temos que ser moderna e mostrar como são as mulheres de hoje e não do passado pois assim podemos mostrar quão viva estão as nossa leis beijos pra a 3 gosto muito de todas elas.
CARLA LASK said,
junho 1, 2012 @ 8:44 am
adorei,,,
chani nurkin said,
junho 1, 2012 @ 6:57 pm
Muito bom shkoiach!bjs shabat shalom!