BS’D
Em Parashat Pinechas consta o processo pelo qual cada tribo obteve seu legado na Terra de Israel. Esse processo foi através de um sorteio. A partilha deu-se sem maiores explicações, de um jeito acima da lógica humana.
Tudo o que existe no mundo material origina-se de assuntos espirituais. Do mesmo modo que o processo concreto de partilha se deu por meio de um sorteio, o serviço espiritual de cada judeu também é distribuído por um sorteio.
Todos os judeus precisam cumprir todas as mitsvot. Porém, cada judeu tem assuntos específicos que lhe pertencem de modo especial.
Sabe-se de tanaím e amoraím que eram particularmente cuidadosos com certas mitsvot, embora aqueles tsadikim cumprissem todas as mitsvot com capricho. Por quê? Por ser uma mitsvá que lhes pertencia individualmente.
Qual é o tópico que pertence a cada um? – Não é algo que possamos entender, e nem sempre a pessoa percebe, intelectualmente, que tem uma ligação especial com tal assunto. Está acima da compreensão humana – como um sorteio! Mas é sua tarefa cuidar justamente desse assunto de modo especial.
Quando o indivíduo nota que certa mitsvá vem para ele com muita dificuldade, quando surgem, de repente, obstáculos, e muitas coisas lhe atrapalham o cumprimento de tal mitsivá, isso demonstra que é justamente essa mitsvá que lhe pertence, que esse é seu assunto particular e especial.
O próprio fato de haver dificuldades prova que se trata de um assunto muito importante para aquele indivíduo. E por isso o yêtser hará (a má inclinação) faz de tudo para impedi-lo de cumprir justamente essa mistvá.
Quando percebemos que algo é difícil demais para nós, que precisamos nos esforçar mais do que todo mundo, não podemos negligenciar o assunto. Pelo contrário: temos de nos esforçar justamente nisso, mais que em outras coisas. Pois é o assunto específico de nossa alma, é o assunto que recebemos por sorteio.
E quando conseguirmos realizar a nossa incumbência particular, teremos sucesso em todos os demais assuntos também.
Adaptado de “Likutê Sichot”, Vol. II, págs. 346-348
Baseado em “Maayan Chai”, Vol. IV, págs. 120-122
(Hebraico)
Leilui Nishmat:
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D

Deixe um comentário