BS’D
O Alter Rebe (Rabi Shneur Zalman de Liadi, fundador do chassidismo Chabad) esperava que todos os membros de sua família fossem econômicos em seus gastos. “Como minha família é sustentada pela comunidade, e nossos Sábios ensinam que a Torá desaprova o desperdício de dinheiro que pertence aos judeus, devemos viver com parcimônia”, explicava.
Certa vez, quando um de seus netos foi visitá-lo usando um cinto caro, o Alter Rebe lhe perguntou: “Você é rico a ponto de poder usar um cinto tão caro?”
O neto ficou em silêncio e o Alter Rebe continuou a questioná-lo a respeito de assuntos financeiros. “Diga-me, quanto dinheiro recebeu de dote?”
“Dois mil rublos”, respondeu o neto.
“Quais são seus planos para este dinheiro?” – Perguntou o Alter Rebe.
“Pretendo entregá-lo a um comerciante de sucesso. Assim poderei ganhar alguma coisa.”
“Talvez”, retorquiu o Alter Rebe, “ele nem lhe devolva seu capital nem lucros?”
“Impossível” – argumentou o neto. “Este comerciante é muito rico e de confiança.”
“Que diferença faz se ele é rico agora?” Argumentou o Alter Rebe. “A roda da fortuna gira. E ele pode empobrecer.”
“O que o senhor sugere que eu faça com meu dinheiro?” Perguntou o neto, hesitante.
“Meu conselho” – disse o Alter Rebe gravemente – “é que você ponha todo o dinheiro nesta caixa.” E apontou para a uma caixinha de caridade.
O neto pensou que o avô estivesse brincando. Dois mil rublos eram muito dinheiro. Ele não achava que seu avô fosse de brincar com assuntos desses, mas mesmo assim…
“Estou falando sério. Sugiro que dê todo o dinheiro para caridade. Deste modo, tanto o ‘capital’ quanto os ‘juros’, permanecerão intactos. Receio que se você investir com algum comerciante rico acabe perdendo ambos.”
O neto ouviu o que o Rebe disse, mas mesmo assim resolveu investir seu dinheiro com um homem de negócios que era rico, de confiança e, além disso, um erudito. Alguns meses depois, porém, um incêndio destruiu tudo o que o negociante possuía e ele ficou reduzido à miséria.
Quando o Rebe perguntou ao neto, depois, qual o resultado do investimento, o jovem contou a desgraça que se abatera sobre o homem de negócios.
“Por que você não escutou meu conselho e depositou o dinheiro nesta caixinha de caridade?” – Repreendeu o Rebe. “Se você tivesse feito isso, o capital e os juros teriam ficado intactos. Por que meus chassidim não confiam no conselho de seu Rebe? Vou lhe contar uma história sobre a fé simples das pessoas de Volhynia.”
“Certa vez, num inverno extremamente frio, eu estava voltando para casa de uma visita ao meu Rebe, o Maguid de Mezritch. Eu estava quase congelado quando cheguei à estalagem de um judeu.
“‘Há quanto tempo mora aqui?’ – Perguntei ao estalajadeiro idoso.
“‘Há quase cinqüenta anos,’ – respondeu.
“‘E há outros judeus por aqui? Você tem um minyan com quem rezar? Pessoas com quem comemorar as Grandes Festas?’
“‘Só nas Grandes Festas vou a uma vila aqui perto para rezar com uma congregação.’
“‘Por que você não mora nessa vila para poder ficar junto de outros judeus?’ – Perguntei.
“‘Como vou me sustentar?’ – Ele me perguntou.
“‘Se D-us pode achar sustento para cem famílias, não acha que pode fazê-lo para mais uma?’ – Perguntei-lhe.
“Eu também lhe disse que eu sou discípulo do Maguid de Mezritch.
“Ele saiu da sala no mesmo instante. Meia hora depois, vi algumas carroças estacionadas na frente da estalagem, abarrotadas de mobília e objetos de casa. Vi o estalajadeiro perto das carroças e perguntei o que estava havendo.
“‘Vou me mudar para aquela cidadezinha’, respondeu simplesmente o estalajadeiro.
“Viu que fé poderosa o velhinho tinha no meu Rebe?” O Alter Rebe desafiou seu neto. “Eu só mencionei que era discípulo do Maguid de Mezritch e ele largou tudo imediatamente, inclusive sua casa e seu sustento de 50 anos. E ele não era nem um chassid. E você me ouviu falar duas vezes que devia colocar o dinheiro na caixinha de tsedaká, e mesmo assim não me obedeceu.
Baseado em: http://lchaimweekly.org/
(inglês)
Leilui Nishmat:
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Efraim ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D

Deixe um comentário