Iluminar com Alegria

BS’D

Lamplighter_victorian

Em Parashat Toledot lemos sobre o nascimento de Essav e Yaakov, sobre como Essav vendeu sua primogenitura para Yaakov e como Yitschak abençoou Yaakov e Essav.

De acordo com o judaísmo, o nome de uma porção da Torá revela de que se trata aquela Parashá. Toledot vem das palavras iniciais da Parashá: “E essas são as gerações (toledot) de Yitschak.” Há uma porção anterior da Torá, Noach, que principia com um versículo semelhante: “Essas são as gerações de Noach.”

Qual a diferença fundamental entre essas duas porções, refletida nos nomes escolhidos pela Torá?

A porção Toledot enfatiza o conceito de descendentes. “E essas são as gerações de Yitschak, filho de Avraham: Avraham gerou Yitschak.”

Toledot, que tem a ver com a palavra em hebraico que significa nascimento (holadá), sugere tanto filhos biológicos quanto herdeiros espirituais. Quando ajudamos outro judeu, ensinando-lhe sobre a beleza e o calor do judaísmo, estamos criando novas “gerações”, novos filhos espirituais. Mesmo se não formos tão versados no conhecimento da Torá ou na prática das mitsvot (mandamentos), devemos compartilhar com outros tudo o que sabemos. Cada judeu tem a obrigação de agir como uma “vela” para seu ambiente, espalhando a luz e o calor da Torá para cada vez mais judeus.

As gerações que criamos, porém, têm de ser “gerações de Yitschak”, não basta produzir “gerações de Noach”.

O que significa isso? O nome Noach está ligado com a palavra “niyacha” que significa tranqüilidade e repouso. Noach simboliza uma pessoa tranqüila. É uma situação louvável, mas menos elevada que o nível que o nome Yitschak sugere.

Yitschak está relacionado com a palavra que significa riso. Simboliza, portanto, uma pessoa jubilosa, cheia de risos e alegria. É óbvio que a felicidade é mais louvável que o estado de relaxamento, pois além de relaxada, a pessoa está feliz.

Esta é, portanto a maneira como devemos cumprir nossa missão de “velas que iluminam”: Não basta que um judeu compartilhe calmamente a luz da Torá e das mitsvot pelo mundo afora de modo calmo e tranqüilo. De Parashat Toledot aprendemos que nossos esforços para inspirar nossos irmãos judeus, em particular; bem como “ser uma luz para as nações”, em geral, precisam ser empreendidos com júbilo e alegria, como está insinuado no nome de Yitschak.

Adaptado de Hitvaaduyot, Vol. I, 5744.

Baseado em: http://lchaimweekly.org/

Leilui Nishmat:

Efraim Kopl ben Eliyáhu

Chaim Shemuel ben Aba

Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi

Miriam bat Yaakov Kopl Halevi. Yohrtseit: 1 de Kislev

Beile (Berta) bat Refael

Aba (Abel) ben Eliyáhu (Eliash) Leibas

Pinchas ben Moshê

Efraim ben Motl Halevi

Eliyáhu ben Yaakov

Yaakov ben Eliyáhu

Miriam bat David

Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D

Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D

 

Deixe um comentário