BS’D
Em Parashat Mishpatim encontramos o versículo: “Se emprestares dinheiro a Meu povo…” (Shemot 22:24)
Embora a palavra inicial do versículo signifique , em geral, um ato opcional, emprestar dinheiro (sem juros) é, de fato, uma mitsvá, um mandamento!
De acordo com o Midrash, D-us só ordena ao povo judeu fazer e cumprir o que Ele Próprio faz. Portanto, D-us também cumpre o preceito de “Se emprestares dinheiro a Meu povo…”
Um empréstimo é concedido até mesmo a quem não merece. Mas não é um presente, tem de ser devolvido.
D-us também nos concede vários talentos que nem sempre merecemos. Mas exige que esse “empréstimo” seja pago – que os talentos sejam utilizados para o cumprimento de nossa missão na vida.
Há dois tipos de empréstimos: de objetos e de dinheiro. A diferença entre eles é que quando pegamos um objeto emprestado, precisamos devolver o mesmo objeto, pois ele não se torna nossa propriedade. Um empréstimo de dinheiro, porém, é “dado para ser gasto”, torna-se propriedade do devedor, que pode utilizá-lo como bem lhe aprouver.
Quando D-us proporciona talentos ao ser humano, é como um empréstimo de dinheiro. O indivíduo decide como usará essas habilidades. Para seus próprios objetivos ou para realizar sua missão na vida?
Um empréstimo, mesmo de aptidões, é dado para ser gasto. Cada judeu pode pegar seu empréstimo e usá-lo para seus assuntos pessoais. Mas não pode se esquecer do principal intuito do crédito.
Falando em termos práticos, o Midrash comenta que emprestar dinheiro aos pobres equivale a emprestar a D-us. E nos Provérbios consta: “Quem é generoso para com os pobres, empresta ao Eterno e Ele lhe devolverá…”
Quando D-us quita sua dívida, porém, Ele o faz de acordo com Sua medida. Como Ele é infinito, recompensa ilimitadamente.
A caridade é equivalente a todas as mitsvot (mandamentos). O nível mais elevado de caridade é guemilut chassadim, que literalmente significa fazer bondade. Mas essa expressão, em geral, refere-se, a emprestar dinheiro sem juros.
Nossos Sábios dizem que guemilut chassadim é superior a caridade, pois a caridade é dada só aos pobres, ao passo que empréstimos sem juros são concedidos tanto aos pobres quantos aos ricos. Para haver caridade tem de haver um rico e um pobre. Mas não há limites para guemilut chassadim.
Adaptado das obras do Rebe de Lubavitch
Baseado em: http://lchaimweekly.org/
Leilui Nishmat:
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Efraim ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D

Deixe um comentário