BS’D
O dia 9 de Adar (II) é o dia em que o centro da Chassidut Chabad transferiu-se para o “hemisfério inferior”, com a chegada do Rebe anterior para os Estados Unidos, no ano 5700 (1940).
A Outorga da Torá foi do outro lado do globo terrestre. No “hemisfério inferior” a Outorga da Torá não se dera de maneira revelada. A transferência da sede da Chassidut Chabad para esta região foi uma espécie de descida. Sabe-se, porém, que a subida é equivalente à descida anterior. É justamente através da descida da parte íntima da Torá para o “hemisfério inferior” que se dá a grande e perfeita subida, até a subida da Redenção Completa.
Este assunto diz respeito, principalmente à Chassidut Chabad, em que se unem a Torá íntima e a Torá revelada, formando uma “única Torá”.
O trabalho do Rebe que chegou aos Estados Unidos está insinuado em seu (primeiro) nome: “Yossef (acrescentou) Hashem para mim outro filho.” Acréscimo e ações especiais inclusive entre os que ainda são considerados “outro”. Levar a luz Divina para o mundo inteiro, inclusive para o “hemisfério inferior”. Essa situação se revelará com a chegada da Redenção, quando a luz Divina iluminará de maneira clara em todo lugar. A Era da Redenção também está insinuada no nome do Rebe, como está escrito em Yshayá: “E eis que nesse dia, Yossif (acrescentará) Hashem novamente Sua mão.”
“E esses dias são lembrados e se repetem todos os anos.” O dia 9 de Adar é o dia em que, todos os anos, esta grande inovação é repetida – a chegada da parte íntima da Torá para o “hemisfério inferior”.
(Adaptado de “Sefer Hasichot – 5750”, págs. 326-327)
Baseado em “Maayan Chai”, Vol.7, págs. 104-105.
Leilui Nishmat:
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Efraim ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D

Deixe um comentário