BS’D
R. Yona Eidelkop relatou o seguinte:
R. Chayim Yisrael Epstein morava em Rostov e era chassid do Rebe Rashab.
Seu apartamento tinha vários cômodos e, após a morte de sua esposa, ficou só. Naquela época, o governo começara a limitar as moradias, e desapropriava os quartos a mais que as pessoas possuíam. Pegaram seu apartamento, também, lá puseram goyim para morar, e deixaram para ele apenas um quarto. Depois de certo tempo, o nochri noivou sua filha com um homem da G.P.O., e o jovem casal queria morar justamente com os pais. Portanto, exigiram que R. Chayim saísse de seu quarto. Para onde? Isso não lhes importava.
R. Chayim começou a procurar um apartamento, mas não encontrou. Implorou que não o despejassem, mas não concordaram. Não quiseram nem falar com ele e o intimaram a sair até a data do casamento, caso contrário, jogariam todos os seus pertences na rua. R. Chayim resolveu que não sairia de modo algum, houvesse o que houvesse.
No dia que tinham marcado para ele sair, acordou cedo, foi ao ohel do Rebe Rashab em Rostov e lá desabafou sua dor. Quando voltou para casa o jovem casal estava chegando, todo feliz, para almoçar, e o ameaçaram que após a refeição o despejariam. E eis que o noivo engasgou-se com a comida e morreu.
Adaptado do livro:
“Shmuot veSipurim”, R. Rafael Nachman HaKohen
(hebraico), Vol. I, pág. 149.
Leilui Nishmat:
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Efraim ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D

Deixe um comentário