BS’D
O Rabino Pinchas Weberman, de Miami Beach, contou o seguinte:
No final da década de 70, minha esposa engravidou e o médico disse que o bebê estava sentado, ou seja, não estava na posição certa para que o parto fosse normal. Pouco depois de ficarmos sabendo disso, aconteceu que estávamos em Nova York e, durante a visita, nos encontramos com o Rebe. O assunto da posição do feto no útero foi mencionado na conversa.
O Rebe respondeu perguntando como regressaríamos para a Flórida. Eu disse que provavelmente de avião, como sempre. Ao que o Rebe respondeu:
“Bem, há nuvens… há ventos… Tem certeza de que querem voltar de avião?”
Sempre há nuvens e ventos quando se viaja por via aérea. O fato de o Rebe haver mencionado isso significava alguma coisa e, de fato, o Rebe disse em seguida:
“Procurem outro jeito para voltar. E quando o fizerem, levem com vocês um Tanya e algumas mezuzot. E quando possível, dêem esses itens de presente.”
Levamos o conselho do Rebe a sério e resolvemos alugar um carro. Fui na Avis, mas quando entrei no carro que eu ia alugar, a porta não fechava. Entrei em outro carro, mas nesse, as luzes não funcionavam, o terceiro estava com problemas nas janelas. Portando, eu disse com meus botões: “Acho que não devo alugar um carro.”
Resolvemos ir de ônibus de Nova York a Miami e fazer duas paradas no caminho, dormindo em hotéis de beira de estrada. Uma parada foi em Charlotte, na Carolina do Norte, onde entreguei o Tanya ao rabino da cidade. A segunda parada foi em Jessup, Georgia. Lá, procurei um nome judaico no catálogo telefônico e encontrei um “Weinstein”. Liguei para ele e me apresentei. Descobri que seu avô fazia parte de minha congregação e eu também conhecia o irmão de seu pai. Encontrei-me com ele e lhe dei as mezuzot.
Entremos no ônibus e, durante o último trecho da viagem, minha esposa sentiu que o bebê se mexeu. Quando chegamos à nossa cidade, o médico nos disse que tudo estava bem – o bebê não estava mais sentado. Ele tinha se virado sozinho durante a viagem de ônibus.
O parto foi normal, e até hoje me espanto do conhecimento prévio do Rebe e fico maravilhado e curioso de como ele poderia saber que mudando o meio de transporte corrigiria o problema.
Adaptado de: JEM’s Here’s My Story
http://www.collive.com/show_news.rtx?id=35646&alias=road-trip-uncomplicates-birth
Leilui Nishmat:
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Efraim ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D

Deixe um comentário