BS’D

As estradas para Zhlobin, Ucrânia, estavam abarrotadas de chassidim que estavam indo para o casamento da filha do Rabi Dovber (o segundo Rebe de Chabad-Lubavitch) com o neto do Rabi Levi Yitschak de Berditchev. Esse casamento ficou conhecido como “o grande casamento em Zhlobin”. À medida que o dia do casamento se aproximava e os preparativos se intensificavam, a expectativa ia aumentando.
A noiva e sua família chegaram em Zhlobin alguns dias antes do casamento, liderados pelo avô, fundador da Chassidut Chabad, Rabi Shneur Zalman, e seu filho, Rabi Dovber, que depois tornou-se o Miteler Rebe. Rabi Levi Yitschak e a família do noivo chegaram a Zhlobin na véspera do casamento.
Rabi Shneur Zalman disse a seu filho que fosse cumprimentar o Rabi Levi Yitschak. Rabi Dovber empalideceu e disse: “Papai, o senhor sabe que ele está chateado comigo porque ensino chassidut minuciosamente e em público! Tenho medo de ir sozinho me encontrar com ele.”
“Por favor vá, meu filho, e não tenha medo”, disse o Rabi Shneur Zalman.
Rabi Dovber vestiu o casaco, pegou sua bengala e foi visitar o Rabi Levi Yitschak. Entrou na sala, amedrontado, e seus temores eram justificados. Quando Rabi Levi Yitschak o viu, franziu o rosto, em surpresa e desgosto. Foi direto ao assunto, sem cumprimentar e sem esconder seu aborrecimento.
“Você tem permissão para revelar tão grandiosa sabedoria? É proibido falar sobre esses segredos para quem jamais viu o rosto de nosso mestre, o Báal Shem Tov!” E, apontando para Rabi Dovber disse: “E ele os revela abertamente, diante das massas!”
Rabi Dovber saiu correndo da sala e voltou para onde estava seu pai, muito consternado. “Papai, o tsadik ainda está aborrecido, e estou com medo.”
Rabi Shneur Zalman percebeu que era importante resolver essa questão antes do casamento, e foi com seu filho para endireitar as coisas. Os dois tsadikim encontraram-se e se cumprimentaram calorosamente. Em seguida, sentaram-se para conversar.
“Por que você está chateado com meu filho, Berel?” – Perguntou o Rabi Shneur Zalman.
Rabi Levi Yitschak pensou um pouco e respondeu: “Você sabe que a proibição não é minha. É uma orientação de nosso Rebe (o Maguid de Mezritch), que só pode ensinar chassidut em público quem viu o rosto do Báal Shem Tov. Como é que seu filho pode expressar pensamentos tão profundos?!”
Rabi Shneur Zalman respondeu: “Meu filho, Berel, só diz o que ouviu de mim, e eu vi nosso mestre, o Báal Shem Tov.”
“Numa visão ou literalmente?” – Insistiu Rabi Levi Yitschak.
“Acordado, obviamente!”
“Se é assim, vamos ouvir o que ele tem a dizer.”
Rabi Dovber estremeceu. Dizer chassidut diante dos dois tsadikim era algo extremamente difícil. Por falta de opção, Rabi Dovber começou a falar discursos chassídicos profundos, e os dois tsadikim escutaram atentamente.
Rabi Dovber estava totalmente imerso no que dizia, elevou-se aos mundos espirituais superiores. Rabi Levi Yitschak percebeu os segredos da Torá contidos no que Rabi Dovber estava dizendo. E viu, com sua inspiração divina, que a fonte era elevadíssima.
A santidade era tamanha que Rabi Levi Yitschak não se conteve: levantou-se e cobriu o rosto de Rabi Dovber com um talit, dizendo: “Oy, que D-us não permita que os anjos de fogo tenham inveja de você. Cuidado com o mal olhado.”
Em seguida, voltou-se para Rabi Shneur Zalman e disse: “Nem mesmo o grande Rabi Shimon Bar-Yochai, o Rashbi, conseguiu chegar a uma fonte tão elevada. Como foi que seu filho conseguiu?”
Rabi Shneur Zalman concentrou-se em seus pensamentos, parecia que seu espírito estava num outro mundo. Mas depois de algum tempo respondeu: “Quando este meu filho nasceu, eu queria lhe dar o nome de Hamnuna, em homenagem a Rav Hamnuna Sava, cuja alma originava-se nos mundos mais exaltados e ocultos. Esse nome era apropriado para o nível da alma de meu filho. Mas nosso Rebe, o Maguid, apareceu-me num sonho e me disse para lhe dar o nome de Dovber (o nome do Maguid). Portanto, fique sabendo que meu filho alcançou segredos tão ocultos e elevados porque a fonte de sua alma está com Rav Hamnuna Sava.”
Rabi Levi Yitschak insistiu para que Rabi Dovber tivesse a honra de sair da sala em primeiro lugar. “Você me ensinou”, disse humildemente. Rabi Dovber não queria passar na frente de seu pai nem de Rabi Levi Yitschak. Cada um queria dar a honra ao outro, e não havia solução. Até que os chassidim quebraram as paredes da porta e os três tsadikim saíram juntos.
Cnforme relatado por Menachem Zeigelbaum, adaptado de Beis Moshiach Magazine.
Baseado em: http://lchaimweekly.org/
Leilui Nishmat:
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Efraim ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D
Todas as vítimas do terror HY’D