BS’D

O rabino Shabsi Slavatitski, shaliach Chabad na Antuérpia, conta sobre o encontro de um dos membros de sua comunidade com o Rebe:
O Rebe olhou para ele. Ele estava tão emocionado que não conseguia falar. O Rebe lhe deu o dólar. Ele estendeu a mão e segurou o dólar, mas o Rebe não soltou a nota, continuou segurando-a. De modo que ele ficou diante do Rebe, segurando o dólar de um lado, enquanto o Rebe o segurava do outro lado. Durante todo esse tempo, o Rebe olhava para ele carinhosamente, sentia que o Rebe estava fazendo seu ultra-som espiritual.
Finalmente, as palavras saíram:
“Estou com um problema…”
O Rebe inclinou-se em sua direção.
“Comecei a me aproximar do judaísmo, mas tenho uma namorada não-judia com quem decidi casar…”
Não conseguiu dizer mais nada. Mas sabia que o Rebe o compreendia. Esperava que o Rebe lhe desse uma bronca, passasse um sermão. Mas o Rebe falou, apenas:
“Tenho inveja de você.”
O rapaz não estava entendendo, mas o Rebe continuou:
“Na vida há muitas escadas. A escada é a escolha. D-us dá a cada um a possibilidade de decidir, e esta é a escada, cujo topo chega até o Céu. Este teste é um desafio para você, ele o elevará às alturas. Jamais tive um teste assim. Se D-us está lhe dando este desafio, é sinal de que Ele acredita em você e lhe dá as forças para resistir e vencer.”
O Rebe concluiu, e só então soltou o dólar.
Conta o rapaz:
“Não sei o que aconteceu comigo depois. Só sei que pouco depois me encontrei num canto da sinagoga chorando. Chorei como uma criança. Senti que as lágrimas estavam me purificando. Alguém perguntou, delicadamente, se eu queria beber alguma coisa. Não esperou a resposta e me deu uma garrafinha de bebida. E consegui me acalmar. Voltei para a Bélgica e me tornei outra pessoa. O encontro com o Rebe mudou minha vida.”
Esse judeu aceitou o desafio. Subiu na escada. Atualmente, M. é um homem chassídico em todos os aspectos. Mora em Êrets Yisrael constituiu uma bela família.
Quanto a nós…
Cada um tem sua escada.
M. entendeu que as dificuldades são, de fato, escadas, que os testes são desafios. Não há outro jeito de se elevar. Só através das escadas. Por mais difíceis que pareçam.
Quando não há dificuldades, não há testes. Quando não há testes, não há escadas. Quando levamos a vida sem desafios, não estamos avançando. Estamos andando em círculos e voltando sempre ao mesmo lugar.
Cada teste revela a confiança que D-us tem em nós. Revela as forças que possuímos. Quando pais amorosos querem revelar o poder de andar que seu filho tem, se distanciam um pouco e o encorajam a caminhar sozinho. Sabemos que os pais acreditam na criança e sabem que ela pode andar. De modo semelhante, quando D-us nos coloca diante de um desafio, está mostrando o amor e a confiança que tem em nós.
Cada teste é uma escada por onde as almas sobem e a Shechiná desce. Quando todas as nossas escadas forem galgadas, a Shachiná descerá por elas, e o Rei Mashiach se revelará. Que seja em breve, realmente!
Adaptado do livro:
“Lechanech et Hamêlech Shebaieled”
(Hebaico)
R. Menachem Mendel Hacohen Fridman
Págs.: 45-47
Leilui Nishmat:
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Efraim ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D
Todas as vítimas do terror HY’D