Purim – Mulheres – Educação

BS’D

20150311_132403

O Midrash relata:

“Depois que Haman fez a forca, foi procurar Mordechai, e o encontrou na casa de estudos. E as crianças estavam sentadas diante dele, com sacos no quadril, estudando Torá… Encontrou lá 22.000 crianças. Atirou sobre elas correntes de ferro e colocou sobre elas guardas e disse: ‘Amanhã matarei estas crianças primeiro’ Todas começaram a chorar, até que seu clamor subiu, e D-us escutou seus prantos… No mesmo instante, houve uma metamorfose na piedade Divina e Ele Se levantou do trono da justiça e sentou-Se no trono da misericórdia… No mesmo instante, D-us pegou as epístolas com os decretos que fizera contra eles, que estavam seladas com selo de argila e as quebrou.”

Embora Mordechai fosse o líder do povo judeu naquela época, ele próprio estudou com os menininhos; anulando, desta maneira o decreto de Haman.

A educação das crianças judias, que são a base e a existência do povo judeu, educação que causou a anulação do decreto – é realizada, principalmente pela mulher.

O “pensamento de Haman”, o Amalek que existe em todas as gerações, pode ser derrotado pelas mulheres judias, oferecendo a seus filhos uma educação judaica autêntica, sem concessões, sem pensar nos objetivos deste mundo. Elas precisam saber que tudo o que tem a ver com objetivos materiais – D-us vai proporcionar. Elas, porém, têm de proporcionar os objetivos espirituais de seus filhos.

Adaptado do livro:

El Nshei Uvnot Yisrael”

Baseado nos ensinamentos do Rebe de Lubavitch.

Organizado pelo R. Zusha Wolf

(hebraico)

Págs: 332, 333.

Leilui Nishmat:

Efraim Kopl ben Eliyáhu

Chaim Shemuel ben Aba

Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel

Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi

Miriam bat Yaakov Kopl Halevi

Beile (Berta) bat Refael

Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas

Pinchas ben Moshê

Efraim ben Motl Halevi

Eliyáhu ben Yaakov

Yaakov ben Eliyáhu

Miriam bat David

Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D

Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D

Todas as vítimas do terror HY’D

 

 

 

 

 

Deixe um comentário