BS’D

Se quiser receber um vídeo (curto) do Rebe – todos os dias, menos Shabat e Yom Tov, é só entrar em contato com o Whatsapp acima.^
Diz o Rebe:
Como todo judeu sabe – e obviamente a dona de casa judia está ciente disto – a principal ocupação e o principal esforço da sexta-feira (e sua diferença dos demais dias da semana) é como fazer os preparativos para o Shabat.
Qual a diferença entre o Shabat e a sexta-feira, quinta-feira e todos os demais dias da semana? É que o Shabat é um dia sagrado: Shabat Kôdesh.
Portanto, entende-se que se o dia é um dia sagrado, todos os conceitos do dia estão também repletos de uma santidade especial. É por isso que antes da refeição do Shabat fazemos o Kidush. Pois a palavra Kidush significa santidade, e fazendo o Kidush antes da refeição, santificamos a própria refeição. Além da berachá que se costuma fazer antes de ingerir qualquer alimento, temos uma santidade adicional no Shabat ao iniciarmos com o Kidush. E como mencionado, o Kidush está ligado com a refeição que o segue.
Aparentemente, comemos alimentos semelhantes aos que comemos nos dias de semana, mas para o Shabat, a dona de casa se esforça para fazer pratos especiais para que nos próprios alimentos, na comida judaica – perceba-se que é uma refeição especial. E por que é especial? Porque tem ligação com um dia sagrado.
Adaptado de um vídeo de:
myMaor.org
Leilui Nishmat:
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Efraim ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Chana Liba bat Tuvia
Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D
Todas as vítimas do terror HY’D
Deixe um comentário