BS’D

O Rebe contou a seguinte história:
Certa vez, um negociante judeu foi ter com o Rebe Rayats. Naquela época, o Rebe Rayats queria publicar a coleção de livros “Sheelot Uteshuvot” do Tsêmach Tsêdek, e pediu ao homem de negócios que assumisse pagar as despesas da publicação dos livros.
O negociante perguntou ao Rebe Rayats qual a quantia necessária e o Rebe lhe respondeu. Era uma quantia muito alta que, absolutamente, não estava dentro das possibilidades daquele negociante. Para grande surpresa, porém, o negociante disse ao Rebe que assumiria financiar a publicação dos livros.
Ao ouvir isso, o Rebe Rayats abençoou o empresário para que, pelo mérito dessa decisão, “novos canais” lhes fossem abertos lá de Cima, de modo que pudesse realizar sua decisão.
Nos depósitos do empresário se encontrava, há muito tempo, uma mercadoria da qual ele não conseguia se livrar, pois não havia demanda para ela. Não havia a menor possibilidade de vendê-la, jamais. Para seu grande espanto, assim que regressou para sua cidade, encontrou um comprador que adquiriu toda a mercadoria e por um preço muito bom!
O que ganhou desse ótimo negócio deu para pagar a publicação dos livros do Tsêmach Tsêdek e ainda lhe sobrou dinheiro!
Muito tempo depois, o empresário se encontrou novamente com o comprador. E este lhe disse: “Fique sabendo que até hoje ainda não entendo o que me deu na cabeça de comprar uma mercadoria tão ruim, e por um preço tão alto. A mercadoria não vale, absolutamente, o preço que paguei! Foi uma coisa totalmente ilógica tê-lo procurado e me oferecido para comprá-la, e até paguei à vista!”
O empresário ficou tão admirado, que correu a contar isso ao Rebe Rayats. Ele, porém, não ficou nem um pouquinho impressionado! Ao que parece, o Rebe estava acostumado a milagres…
A lição que nosso Rebe nos ensina dessa história:
Tanto com a mitsvá de tsedaká quanto com os demais assuntos de Torá e mitsvot: quando um judeu faz uma decisão que está acima de suas possibilidades – “novos canais” lhes são abertos para que consiga cumprir sua decisão. Apesar de que em sua situação atual lhe seja impossível – mas a boa decisão, em si, faz com que lhe seja possível realizá-la!
Do livro:
“Má Shesiper li haRabi” (hebraico) Vol. III, págs. 154-155.
Leilui Nishmat:
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Efraim ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Chana Liba bat Tuvia
Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D


