
No dia 27 de junho de 1976, quatro terroristas seqüestraram um avião da Air France para Uganda. Em seguida, exigiram que Israel libertasse 53 terroristas presos. Os terroristas libertaram os franceses, membros da tripulação do avião, bem como os passageiros não judeus, e mantiveram 105 reféns judeus e israelenses. No dia 4 de julho, o exército de Israel realizou uma operação de salvamento miraculosa, salvando 102 dos reféns e matando todos os terroristas.
No dia 13 de Tamuz, (11 de julho), o Rebe conduziu um farbrenguen no “770”, em que conclamou para que as mezuzot dos mais de 100 ex-reféns fossem verificadas. O Rebe pediu que essa informação fosse divulgada para que as pessoas se inspirassem a mandar verificar suas mezuzot.
O Rebe citou o Zohar: “Quando o anjo mau se aproxima da porta de alguém e vê uma mezuzá, sai correndo.” E o Zohar continua: “É este o significado do versículo dos Salmos, que D-us protege a pessoa ao entrar em casa e ao sair dela”, querendo dizer que a mezuzá protege quando estamos em casa e quando estamos fora de casa.
Durante as semanas seguintes, nos farbrenguens, o Rebe continuou a enfatizar a importância de todos os judeus terem mezuzot kasher. Explicou também que de acordo com todas as informações que recebera, as casas de todos os ex-reféns tinham problemas com as mezuzot. Os problemas eram de vários tipos. Algumas casas não tinham mezuzá, outras tinham mezuzot que não estavam kasher, outras não tinham mezuzá em todas as portas e outras, embora tivessem mezuzot em todas as portas, elas não estavam afixadas na posição correta, na altura, ângulo ou relação com a porta.
Do livro:
“Guardian of Israel – Miracle Stories od Tefillin and Mezuzah”, Rabino Aaron L. Raskin (inglês), págs. 9-10.
Leilui Nishmat:
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Efraim ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Chana Liba bat Tuvia
Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D
Todas as vítimas do terror HY’D
Deixe um comentário