Archive for junho, 2017

POR QUE MOSHÊ FOI CASTIGADO?

BS’D

rachels-jug-michoel-muchnik

E Moshê disse para eles: “Escutem, seus rebeldes! (Como) poderemos tirar água para vocês desta pedra? (Bamidbar 20:10)

Chamar o povo judeu de “rebeldes” foi considerado um pecado muito grave para uma pessoa do nível espiritual de Moshê. Pois quando os judeus estão em apuros, a coisa certa a fazer é ajudar e não punir.

(Rabi Levi Yitschak de Berditchev)

Adaptado de: http://lchaimweekly.org/

http://lchaimweekly.org/lchaim/5769/1077.htm#caption8

Leilui Nishmat:

Chaya Mushka bat harav Avraham Meir sheyichye

Efraim Kopl ben Eliyáhu

Chaim Shemuel ben Aba

Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel

Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi

Miriam bat Yaakov Kopl Halevi

Beile (Berta) bat Refael

Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas

Pinchas ben Moshê

Lea bat Hersh

Efraim ben Motl Halevi

Eliyáhu ben Yaakov

Yaakov ben Eliyáhu

Miriam bat David

Chana Liba bat Tuvia

Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D

Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D

Todas as vítimas do terror HY’D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a comment »

QUASE INACREDITÁVEL

BS’D

igrot

O Dr. Yaakov Reich é professor universitário de matemática. Publicou vários artigos em revisitas acadêmicas importantes, e não parece ser uma pessoa do tipo das que falam de milagres. Mas ele também é um chassid, e dá muito valor a sua ligação contínua com o Rebe, que influencia sua vida espiritual, bem como suas decisões diárias.

Seu depoimento:

Durante uma breve estadia em Jerusalém, no verão passado, minha filha e eu fomos acordados, de repente, por uma explosão amedrontadora, seguida de ruídos de ambulâncias e helicópteros. Um terrorista suicida acabara de explodir dois ônibus a poucos metros de onde estávamos hospedados. Houve mortos e feridos. Depois que nos recuperamos do choque inicial, falei para minha filha, que planejava ficar estudando um ano em Israel: “Você vai voltar comigo para casa, e está acabado.”

Aba”, disse ela, “antes de vir para cá, recebi uma orientação muito clara do Rebe para vir. Por que não perguntamos ao Rebe novamente?”

Concordei. E ela escreveu uma carta, e a colocou, aleatoriamente no volume 18 das cartas do Rebe, conhecidas como Igrot Kôdesh. Abriu o livro, na página onde estava seu bilhete, e leu:

“Não tema. Os olhos de D-us estão sobre a Terra de Israel, desde o começo do ano até o final do ano.”

É óbvio que ela ficou em Israel. Fiquei feliz com a clareza da orientação e agradeci a D-us por isso. Mas aquela resposta representou muito mais, para mim. Era uma garantia absoluta que o Rebe estava me dando de que eu nada tinha a temer. Portanto, apesar dos eventos trágicos do ano passado, não me preocupei com a segurança de minha filha.

Um acontecimento anterior tinha a ver com um negócio que eu estava indeciso se deveria fechar. Escrevi para o Rebe. A carta onde “por acaso” abri era para um indivíduo que tinha o mesmo primeiro nome e o mesmo último nome da pessoa sobre quem eu estava escrevendo! Imediatamente segui em frente com a transação.

Recentemente, uma amiga nossa ligou de Paris, pedindo conselho. Será que ela deveria vir a Nova York para se encontrar com um jovem que lhe tinha sido sugerido como noivo em potencial? Eu lhe disse para perguntar ao Rebe, e lhe expliquei que se pode receber respostas do Rebe através das Igrot Kôdesh. Ela me pediu para escrever por ela, pois não tinha nenhuma das cartas do Rebe nem sabia hebraico.

Redigimos, juntos, uma carta, e a coloquei num volume de cartas do Rebe. A carta que escrevemos foi parar numa página que tinha uma resposta do Rebe para uma mulher em Paris. O Rebe iniciava a carta dando sua bênção para que ela se encontrasse com “o jovem”. E em seguida, o Rebe dava instruções precisas para a mãe, que estava com problemas no casamento. (Nossa amiga admitiu que seus pais estavam tendo problemas em seu relacionamento e o conselho do Rebe era muito pertinente.) No final da carta, o Rebe acrescentou um P.S.: “Faz tempo que não tenho notícias suas. Saiba que sei francês, embora meus secretários não saibam esse idioma.”

A esposa do Dr. Reich, Doutora Esther Reich, é dentista, e também professora numa universidade em Nova York. Ela conta outra história da família:

No verão passado, uma de nossas crianças não sabia se voltasse para Denver para trabalhar como madrichá-chefe na colônia de férias (day camp) de Chabad, ou se fosse trabalhar numa colônia de férias de Chabad na Rússia. Sua escola e nós queríamos que ela fosse para a Rússia. Mas ela, na verdade queria voltar para Denver, onde já tinha trabalhado e sentia que tinha se dado bem com algumas das crianças russas. Ela precisava dar uma resposta. Sugerimos que escrevesse para o Rebe.

Só por obediência, ela escreveu. Na carta onde ela abriu, o Rebe dizia: “Em qualquer lugar do mundo você pode ajudar um judeu.”

Ela achou que o Rebe queria que ela fosse para Denver. Nós achamos que o Rebe queria que ela fosse para a Rússia. Ainda estávamos num impasse. Falei que ela escrevesse outra carta, de todo o coração e pedisse ao Rebe para lhe dar uma resposta clara. Ela escreveu e, em seguida, abriu aleatoriamente um dos volumes de cartas do Rebe. Naquela página havia uma lista de nomes de cidades da Rússia! E o mais pertinente era que todas as cidades mencionadas eram, justamente, as que me tinham sido recomendadas como boas cidades para ela ir.”

Muitos podem achar que esses fatos não passam de meras coincidências.

Yaakov Reich é professor de matemática, especialista em probabilidade, sendo, portanto, bem qualificado para discutir a probabilidade estatística de milhares de pessoas receberem respostas desta maneira:

Basicamente, o que acontece aqui é que temos milhares de pessoas que estão fazendo esta “experiência” independentemente. Isso é conhecido, em matemática como experimentos independentes.

Em experiências deste tipo, quanto maior o número de experimentos, menor a chance todos obterem o resultado esperado.

Por exemplo: se a probabilidade de meu experimento ter o resultado desejado for de 50% e a probabilidade de seu experimento ter o resultado desejado for de 50%, a probabilidade de nós dois termos o resultado desejado é de 25%, explica o Dr. Reich.

Portanto, se todas as cartas que qualquer indivíduo pudesse ter recebido, que tenham a ver com sua questão pessoal forem comparadas ao número total de cartas, esse tipo de probabilidade seria menor que 5%, menor ainda que 1%. Mas vamos fazer o cálculo, bem por baixo, e dizer que uma em cada 10 cartas poderia ter algo a ver com sua pergunta. Se há milhares de pessoas escrevendo para o Rebe pedindo orientação e conselho e apenas 50% recebessem respostas, a probabilidade de tamanha percentagem, neste caso, já seria extremamente remota. E, obviamente, muito mais do que 50% das pessoas que escrevem para o Rebe recebem respostas desta maneira. Não dá para dizer que é, apenas, uma questão de interpretação. Inclusive, muitas vezes acontece que na resposta aparecem detalhes específicos, como uma data, um lugar ou um nome. Isto reduziria em muitas vezes a probabilidade de um acaso.

É muito freqüente respostas para perguntas específicas, como aconteceu em nossa família, de modo incrível. Essas respostas não podem ser atribuídas ao acaso. Só podemos chegar à conclusão de que o Rebe está, de fato, conosco.

Eu gostaria de enfatizar que a explicação matemática acima está longe de ser uma prova do caráter miraculoso das respostas do Rebe. Não passa de um esboço – pois a matemática, embora seja o campo mais abstrato da ciência, é finita e limitada e, em essência, não pode provar D-us, que é ilimitado e infinito.

Numa observação não estatística, Dr. Reich comenta:

Através da história judaica, houve épocas em que alguns poucos indivíduos justos conseguiam receber orientação abrindo a Bíblia ou outro livro sagrado. Agora um fenômeno impressionante está acontecendo. O Rebe está acessível para todos, em qualquer lugar, a qualquer hora. E ele responde imediatamente.

Nos dias de gratificação imediata, como os de hoje, uma resposta imediata é muito valorizada.

E o Dr. Reich conclui:

Como o Rambam explica, a ocorrência de milhares de milagres ‘enquanto o mundo continua a funcionar de modo habitual’ é uma inovação fundamental da Era Messiânica, quando os milagres estarão ao alcance de todos, não apenas de um poucos privilegiados. Como disse o Rebe em 1992:

“Especialmente nestes dias de Mashiach, em que nos encontramos, tudo o que é necessário é abrir os olhos.”

Adaptado de: http://lchaimweekly.org/

http://lchaimweekly.org/lchaim/5756/422.htm#caption8

Leilui Nishmat:

Chaya Mushka bat harav Avraham Meir sheyichye

Efraim Kopl ben Eliyáhu

Chaim Shemuel ben Aba

Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel

Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi

Miriam bat Yaakov Kopl Halevi

Beile (Berta) bat Refael

Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas

Pinchas ben Moshê

Lea bat Hersh

Efraim ben Motl Halevi

Eliyáhu ben Yaakov

Yaakov ben Eliyáhu

Miriam bat David

Chana Liba bat Tuvia

Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D

Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D

Todas as vítimas do terror HY’D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a comment »

SALADA DE BETERRABA CRUA

BS’D

IMG_20170528_104345

Ingredientes:

3 beterrabas cruas raladas

1 colher de chá de açúcar mascavo

½ colher de chá de sal

Sumo de ½ limão

1 colher de sopa de azeite

Um punhado de sementes de girassol descascadas e levemente torradas

Modo de Fazer:

Misture todos os ingredientes.

Lebriut!

Leave a comment »

NOSSO ADVOGADO DE DEFESA

BS’D

download

Uma pessoa que consegue encontrar algo de bom em cada um personifica o aspecto de Mashiach… Mashiach será o advogado de defesa de todo o povo judeu, até mesmo dos perversos.

(Imrei Pinchas)

Adaptado de: http://lchaimweekly.org/

Leilui Nishmat:

Chaya Mushka bat harav Avraham Meir sheyichye

Efraim Kopl ben Eliyáhu

Chaim Shemuel ben Aba

Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel

Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi

Miriam bat Yaakov Kopl Halevi

Beile (Berta) bat Refael

Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas

Pinchas ben Moshê

Lea bat Hersh

Efraim ben Motl Halevi

Eliyáhu ben Yaakov

Yaakov ben Eliyáhu

Miriam bat David

Chana Liba bat Tuvia

Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D

Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D

Todas as vítimas do terror HY’D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a comment »

BOLO INTEGRAL DE BANANA

BS’D

IMG_20170608_123623

Ingredientes:

3 ovos inteiros

1 pitada de sal

½ colher de chá de baunilha

1 copo de óleo de girassol

1 copo de açúcar mascavo

1 copo de suco de laranja lima

½ copo de farinha integral

2 copos de farinha branca

2 colheres de chá de fermento em pó

3 bananas prata bem madurinhas

Canela em pó a gosto

E mais um pouco de açúcar mascavo

Modo de Fazer:

Ligue o forno.

Numa tigela, misture com uma colher de pau os ovos, o óleo, o açúcar mascavo, o sal e a baunilha.

Em seguida, vá acrescentando as farinhas e o suco, alternando, mexendo sempre.

Acrescente o fermento e misture bem.

Amasse as bananas ligeiramente, jogue sobre elas canela e mais um pouco de açúcar mascavo. Acrescente ao bolo e misture ligeiramente.

Asse em assadeira de buraco untada com óleo de girassol e polvilhada com aveia e farinha integral, até que um palito saia sequinho.

Lebriut!

Leave a comment »

Shir Hamaalot

BS’D

shir-lamaalot

Para proteção da parturiente e do bebê, costuma-se ter o Salmo 121 com a parturiente durante o parto (plastificado e dentro de um envelope).

Após o nascimento, ainda na maternidade, deve-se ter um exemplar do Shir Hamaalot no bercinho do neném, e outro no quarto da mamãe.

Quando mãe e criança vão para casa, costuma-se ter um Shir Hamaalot em casa e outro no carrinho do bebê.

Esse costume judaico, além de servir de proteção para a parturiente e para o recém-nascido, é uma segulá para que o parto seja tranqüilo e para que tenham uma vida longa e boa.

Há ainda outro aspecto, no que diz respeito ao bebê: assim que nasce é bom que esteja rodeado de coisas sagradas.

A psicologia moderna descobriu que coisas que um recém-nascido vê ou ouve têm influência sobre ele. Essa influência se prolonga até a maturidade.

A Torá já sabia disso há muito tempo, daí um dos motivos para este costume belo e fácil.

Portanto, quando se rodeia o bebê de assuntos de santidade, aumentam as berachot para os pais, para que tenham o mérito de o criarem para Torá, chupá e maassim tovim.

Adaptado do livro:

“El Neshei Ubnot Yisrael”, pág. 110

(Hebraico)

Leilui Nishmat:

Chaya Mushka bat harav Avraham Meir sheyichye

Efraim Kopl ben Eliyáhu

Chaim Shemuel ben Aba

Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel

Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi

Miriam bat Yaakov Kopl Halevi

Beile (Berta) bat Refael

Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas

Pinchas ben Moshê

Lea bat Hersh

Efraim ben Motl Halevi

Eliyáhu ben Yaakov

Yaakov ben Eliyáhu

Miriam bat David

Chana Liba bat Tuvia

Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D

Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D

Todas as vítimas do terror HY’D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a comment »

QUINOA COLORIDA

BS’D

IMG_20170602_154226

Ingredientes:

1 copo de quinoa em grãos

1 cebola bem pequena em fatias bem finas

1 cenoura ralada

1 colher de chá de sal

1 punhado de cheiro verde picado miúdo

Azeite pra fritar a cebola

2 copos de água

Modo de Fazer:

Frite a cebola até dourar.

Acrescente a cenoura ralada e refogue mais um pouco. Acrescente a quinoa, o sal e o cheiro verde e refogue um pouco mais, mexendo sempre. Acrescente a água, misture e tampe a panela deixando a tampa um pouco torta. Baixe bem o fogo e cozinhe até que a água seque. Apague o fogo e deixe a panela tampada durante uns 10 minutos.

Lebriut!

 

Leave a comment »

AFUNDANDO NA DEPRESSÃO?

BS’D

download

Carta do Rebe de 21 de Kislev de 5733

Recebi sua carta de 17 de novembro, etc., e que D-us conceda a realização dos desejos do seu coração para o bem.

Quanto ao assunto de sentir-se deprimida, etc., como você escreve, com certeza você sabe que um dos princípios básicos de nossa religião e de nossa Torá – chamada Torat Emet, a Lei da Verdade – é ter completa confiança (bitachon) em D-us, cuja Providência benevolente abrange cada um de nós, individualmente.

É necessário refletir sobre isto frequentemente, pois assim pode-se perceber que, uma vez que estamos sob os cuidados bondosos de D-us, não há lugar para ansiedade nem preocupação. É por isso que a Torá é chamada de Torat Chayim, a Lei da Vida, pois é o manual da vida de um judeu.

E embora em certas situações seja preciso consultar um médico e seguir suas orientações, porque a Torá espera que um judeu faça tudo o que é necessário na ordem natural das coisas, ao mesmo tempo é preciso ter total bitachon em D-us e deletar toda a ansiedade.

Seria bom mandar verificar suas mezuzot para certificar-se de que estão kasher e afixadas corretamente. Você também deve conhecer e seguir o bom costume de separar uma moeda para tsedaká  antes de acender as velas beli neder – sem obrigação futura.

Que D-us conceda que você tenha boas notícias para dar.

Adaptado de: http://lchaimweekly.org/

Leilui Nishmat:

Chaya Mushka bat harav Avraham Meir sheyichye

Efraim Kopl ben Eliyáhu

Chaim Shemuel ben Aba

Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel

Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi

Miriam bat Yaakov Kopl Halevi

Beile (Berta) bat Refael

Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas

Pinchas ben Moshê

Lea bat Hersh

Efraim ben Motl Halevi

Eliyáhu ben Yaakov

Yaakov ben Eliyáhu

Miriam bat David

Chana Liba bat Tuvia

Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D

Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D

Todas as vítimas do terror HY’D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a comment »

CENOURAS DELICIOSAS

BS’D

IMG_20170530_162013

Ingredientes:

5 cenouras fatiadas

3 colheres de sopa de mel

Sumo de ½ limão

¼ de colher de chá de sal

1 pitada de pimenta

1 colher de sobremesa de mostarda

2 colheres de sobremesa de azeite

1 colher de chá de açúcar mascavo

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes e asse, em recipiente tampado (ou coberto com folha de alumínio) em forno baixo durante aproximadamente 1 hora.

Lebriut!

Leave a comment »