BS’D
Parashat Pinechas descreve como a Terra de Israel foi distribuída. Diz a Torá: “A terra será dividida por sorteio.” O Talmud observa que o processo através do qual o sorteio era feito não era nem arbitrário nem aleatório. Os miraculosos Urim e Tumim do peitoral do Kohen Gadol apontavam o resultado. Rashi explica que além de o lote da Terra Santa a ser dado a cada tribo estar escrito no papelzinho retirado por cada tribo, o próprio goral falava e anunciava o resultado. Ou seja: a divisão da Terra de Israel, prestes a ser conquistada, foi determinada pelo próprio D-us.
Herdar uma porção física da terra simboliza a herança espiritual de cada judeu, com a qual ele tem o dever de realizar sua missão individual na vida. Do mesmo modo que cada uma das Doze Tribos recebeu uma porção específica de terra para morar e cultivar, cada judeu tem sua própria área espiritual para aperfeiçoar.
Embora alguém possa pensar que está livre para escolher sua própria porção espiritual, e seguir o caminho que lhe apetecer no serviço a D-us, a Torá nos ensina que isso não é uma questão de lógica ou vontade própria. É ordenado por D-us.
Cada alma judia tem seus próprios apegos e desapegos particulares. Algumas mitsvot são mais fáceis de cumprir que outras. O Talmud nos informa que muitos dos nossos Sábios tinham um cuidado especial com o cumprimento de um mandamento específico; embora, obviamente, cumprissem todas as 613 mitsvot da Torá. O cumprimento exemplar daquela mitsvá específica servia de conduto através do qual todas as outras mitsvot fluíam.
Um indivíduo não pode escolher sua própria vocação espiritual. Ela é parte integral de sua constituição espiritual. Mas como é que a pessoa determina, exatamente, quais mitsvot são especialmente relevantes para ele? Verificando objetivamente quais são as que ela acha mais difíceis de fazer!
Pode-se supor, com segurança, que o caminho que estiver mais cheio de obstáculos é sua “herança”. Na verdade, quanto mais importante for uma mitsvá, mais o Yêtser Hará (a má inclinação) tentará fazê-lo desistir.
A falta de interesse por um determinado aspecto do estudo da Torá ou a indiferença por determinada mitsvá indica que é precisamente nessas áreas que se deve investir mais esforço. E pelo mérito desse esforço, D-us proporciona ao indivíduo sucesso em todas as demais áreas de sua vida também.
Adapdado das obras do Rebe de Lubavitch
Baseado em: http://lchaimweekly.org/
http://lchaimweekly.org/lchaim/5771/1179.htm#caption2
Leilui Nishmat:
Chaya Mushka bat harav Avraham Meir sheyichye
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Lea bat Hersh
Efraim ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Chana Liba bat Tuvia
Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D
Todas as vítimas do terror HY’D
Deixe um comentário