SACRIFÍCIO POR MIKVÊ

download

A maioria dos olim que chegaram a Israel vindos da Rússia, na década de ’90 era a segunda ou terceira geração de judeus da revolução comunista. Nasceram em ambiente ateu que oprimia todo e qualquer resquício de judaísmo, e viveram numa atmosfera totalmente desprovida de santidade. Nossos Sábios aconselham a “não olhar para o recipiente e sim para seu conteúdo” e, em muitos casos, embora superficialmente esses imigrantes parecessem ser judeus simples, tinham o coração ardente com um fogo judeu flamejante que podia transbordar em pura manifestação de auto-sacrifício.

Um casal de cerca de sessenta anos ou mais chegara com o grande fluxo de imigrantes à Terra Santa. Não tinham filhos e não se destacavam na comunidade onde se estabeleceram. Após viverem no anonimato e na pobreza durante vários anos, num minúsculo apartamento, como muitos outros imigrantes idosos, o marido faleceu. Dez homens foram recrutados para acompanhá-lo em sua última viagem. A infeliz esposa pediu para falar algumas palavras.

Rasgou sua roupa e falou a bênção declarando que D-us é o “verdadeiro Juiz”. Com copiosas lágrimas, curvou-se sobre o marido e disse:

“Meir, você está indo embora deste mundo e me deixando sozinha aqui, desprovida de filhos. Agora você está indo para o Mundo da Verdade. Se lhe perguntarem por que não tivemos filhos, diga a verdade: na cidade onde morávamos, na Sibéria, não havia mikvê!”

Do livro: “Samarkand” do Rabino Hillel Zaltzman,

Págs. 105-106

(Inglês)

Leilui Nishmat:

Chaya Mushka bat harav Avraham Meir sheyichye

Efraim Kopl ben Eliyáhu

Chaim Shemuel ben Aba

Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel

Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi

Miriam bat Yaakov Kopl Halevi

Beile (Berta) bat Refael

Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas

Pinchas ben Moshê

Lea bat Hersh

Efraim ben Motl Halevi

Eliyáhu ben Yaakov

Yaakov ben Eliyáhu

Miriam bat David

Chana Liba bat Tuvia

Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D

Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D

Todas as vítimas do terror HY’D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário