BS’D

Quando as autoridades governamentais chegaram à casa do Rabi Shneur Zalman (o Alter Rebe), fundador da Chassidut Chabad, para prendê-lo pela primeira vez, ele escapou pela porta dos fundos e se escondeu nos campos, evitando, desta maneira, ser preso, ao menos temporariamente. Como a polícia não o encontrou em casa, foi embora. Pouco tempo depois, o Alter Rebe voltou para casa.
Reb Shmuel Munkes refletiu sobre a situação e resolveu que precisava falar com o Alter Rebe. Bateu na porta de seu escritório e se identificou. O Alter Rebe permitiu que ele entrasse e perguntou a Reb Shmuel se estava sabendo da gravidade da situação. Reb Shmuel começou, contando a seguinte história:
O Rebe Menachem Mendel de Horodok tinha um cocheiro judeu que costumava contratar para transportá-lo. Houve uma época em que o Rebe Menachem Mendel passou vários meses sem viajar. O cocheiro e sua família sofreram com a falta dessa renda. Até que o cocheiro resolveu vender seu cavalo e sua carroça e comprar uma vaca leiteira. E o antigo cocheiro conseguiu sobreviver.
Algum tempo depois, o Rebe Menachem Mendel chamou o homem, de repente, e lhe pediu para levá-lo numa jornada.
“Mil desculpas, Rebe”, explicou o homem, “Mas vendi meu cavalo e minha carroça e comprei uma vaca leiteira para poder sustentar minha família.”
“Venda a vaca e compre um cavalo e uma carroça”, orientou o Rebe Menachem Mendel. “Preciso partir o quanto antes.”
Sem pestanejar, o homem fez o que o Rebe pediu. Durante a viagem, o Rebe pressionou o cocheiro: “Estou com muita pressa, precisamos ir mais rápido.”
O cocheiro chicoteou os cavalos e a carruagem saiu correndo, desembestada. Quando começaram a descer uma ladeira, estavam indo tão rápido que o cocheiro mal conseguia controlar os cavalos. Horrorizado, viu que estavam indo direto para um palacete situado no final do declive. Não conseguiu frear os cavalos e a charrete atravessou o jardim e só parou após quebrar uma janela da casa.
O pôrets, dono da mansão, ficou irado e avançou para a carruagem com o rifle apontado para o cocheiro. “Você é o culpado!” – Gritou.
“Não, não! Não fui eu!” – Gritou o homem, aterrorizado. “Não é minha culpa! A culpa é dele!” Disse, apontando para o Rebe Menachem Mendel, que estava sentado atrás dele meditando, alheio a todo o incidente.
O pôrets apontou o rifle para o Rebe. Mas quando já ia atirar, ficou paralisado, sem poder mexer nenhum membro do corpo. Seus familiares, que tinham saído correndo de casa, ao verem o pôrets paralisado, imploraram o perdão do Rebe e lhe pediram para retirar a maldição.
“Se ele prometer jamais fazer mal a um judeu, ficará curado”, respondeu o Rebe.
O pôrets assentiu com um leve movimento de cabeça, e seus movimentos voltaram. Mais tarde, quando continuaram a viagem, o Rebe Menachem Mendel perguntou a cocheiro: “Como você fez uma coisa dessas? Por pôs a culpa em mim? Por pouco o pôrets não me matou!”
“Rebe, respondeu o cocheiro com a maior sinceridade e o maior respeito, “quando o senhor passou meses sem viajar, aceitei. Quando me mandou vender a vaca, obedeci imediatamente. Embora minha família tenha ficado sem renda, confiei que o senhor era um Rebe e tinha seus motivos para pedir aquilo. Quando me mandou ir mais rápido, obedeci, embora nenhum cocheiro permita que seus cavalos corram colina abaixo.
“Então, quando o pôrets saiu, pensei: se o senhor for um Rebe de verdade, ele não vai conseguir lhe fazer mal. E se não for, teria merecido tudo o que lhe acontecesse. Pois como poderia deixar uma família inteira passando fome?”
Ao concluir a história, Reb Shmuel Munkes disse ao Alter Rebe: “Se o senhor é um Rebe, nada tem a temer se for preso. Se não for, que direito teve de privar milhares de chassidim de curtir os prazeres deste mundo?”
“Early Chassidic Personalities” do Rabino Sholom Ber Avtson
Adaptado de: http://lchaimweekly.org/
http://lchaimweekly.org/lchaim/5776/1398.htm#caption9
Leilui Nishmat:
Chaya Mushka bat harav Avraham Meir sheyichye
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Lea bat Hersh
Efraim ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Chana Liba bat Tuvia
Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D
Todas as vítimas do terror HY’D






