BS’D

Parashat Devarim é a primeira do quinto livro da Torá: Devarim. O livro Devarim também é chamado de Mishnê Torá (Repetição da Torá). Moshê começou a repetir a Torá para o povo judeu no primeiro dia do mês judaico Shevat.
A época exata da Repetição da Torá foi muito significativa para o povo judeu, pois o preparou para entrar na Terra Prometida. Durante os anos em que o povo perambulou pelo deserto, todas as suas necessidades – alimento, água, vestimentas e abrigo – lhe foram proporcionadas miraculosamente por D-us.
Os judeus estavam prestes a deixar o lugar onde estiveram durante anos, e onde não tiveram nenhuma preocupação material. Estavam prestes a se estabelecer num país e num modo de vida que demandava arar, semear, colher e todas as demais preocupações mundanas da vida. Foi justamente nessa ocasião que foram expostos à Repetição da Torá, pois careciam de uma porção especial de reforço e inspiração, para que não se tornassem materialistas e degradados no mundo material que estava por vir.
Além do mais, todo o objetivo de chegar à Terra Prometida era introduzir santidade nos aspectos materiais da vida diária, elevá-los e torná-los mais espiritualizados – transformando assim o material em espiritual. Chegar-se-ia a isso através do estudo da Torá, de servir a D-us, do cumprimento dos preceitos Divinos, da doação para caridade e da realização de atos de bondade.
O objetivo Divino de entrarmos na Terra Santa – elevar o ambiente e transformar o material em espiritual – é exatamente o mesmo objetivo de cada judeu em suas atividades diárias.
Rabi Shneur Zalman, fundador da Chassidut Chabad, explicou: “As coisas materiais dos judeus são espirituais; D-us nos proporciona coisas materiais para que as transformemos em espirituais.” D-us dá sustento ao judeu e este, por sua vez, utiliza o dinheiro para mitsvot, em geral, e para patrocinar o estudo da Torá, em particular. Deste modo, realmente transformamos o material (dinheiro e posses mundanas) em espiritual.
A transformação do material em espiritual pode ser conseguida de outras maneiras, também. Podemos elevar e purificar nosso ambiente profissional sendo um exemplo pessoal de honestidade e boa conduta, de acordo com a Torá.
Em todos os assuntos de santidade, precisamos ir de força em força, acrescentando constantemente em santidade. Deste modo, a bênção de “prosperidade através da caridade” é realizada, com D-us dando bênçãos materiais em medida crescente, nos possibilitando criar cada vez mais espiritualidade num ritmo recíproco.
Adaptado das obras do Rebe de Lubavitch
Baseado em: http://lchaimweekly.org/
http://lchaimweekly.org/lchaim/5756/427.htm#caption2
(Inglês)
Leilui Nishmat:
Neche bat Shlomo
Chaya Mushka bat harav Avraham Meir sheyichye
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Lea bat Hersh
Efraim Shlomo ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Chana Liba bat Tuvia
Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D
Todas as vítimas do terror HY’D