BS’D

O Rebe Rashab, o quinto Rebe de Chabad, costumava discutir com o Rav Yitschak Yoel Raphalovitch assuntos do interesse da comunidade.
Segundo o Rebe Rashab, o Rav Raphalovitch tinha o dom de refutar os ataques dos ministros do governo, sendo suas respostas sólidas e impossíveis de serem contestadas.
Certa vez, o Rebe Rashab e o Rav Yitschak se encontraram com um dos ministros a fim de convencê-lo a rescindir um decreto anti-semita. Durante a discussão, o ministro falou: “Temos todo o direito de perseguir vocês, judeus. Vocês nos desprezam, e dizem isso claramente todos os dias nas bênçãos matinais! Basta dar uma olhada no seu livro de rezas. Todas as manhãs vocês dizem: ‘Bendito és Tu, D-us… que não me fez um gentio.’ Vocês nos odeiam!”
Sem um momento de hesitação, Rav Yitschak respondeu: “Excelentíssimo Ministro, o senhor ama sua esposa?”
– “Se amo minha esposa? Mais do que tudo no mundo. Eu faria qualquer coisa por ela!”
– “Também amamos nossas esposas”, disse Rav Yitschak. “Mas mesmo assim, logo após a bênção que o senhor acabou de citar, falamos outra bênção: ‘Abençoado és Tu, D-us… por não me ter feito mulher.’ Qual o significado dessa bênção?”
Percebendo que tinha despertado a curiosidade do ministro, continuou. “Uma mulher carrega uma criança durante nove meses, tem as dores do parto, e a responsabilidade de criar os filhos, além de administrar a casa. Isso requer muita força, resistência e paciência, coisas que faltam à maioria dos homens. Portanto agradecemos a D-us por não nos dar as responsabilidades de uma mulher.”
“O mesmo com relação aos gentios”, concluiu Rav Yitschak. “Todos os seres humanos precisam servir ao Criador. Nós, porém, temos certa facilidade. D-us nos deu 613 leis que dizem exatamente o que precisamos fazer. Um gentio só tem sete leis, e tem de quebrar a cabeça para descobrir o resto. Agradecemos a D-us por facilitar nossa vida.”
Surpreso pela resposta rápida e criativa de Rav Yitschak, o ministro caiu na gargalhada. Voltou-se para o Rebe Rashab e disse: “O senhor tem sorte por ter alguém tão inteligente. Vou retirar meu decreto.”
Adaptado do livro:
“Thank you G-d, for Making me a Woman”
- Aaron L. Raskin
(Inglês)
Págs. 110-111)
Leilui Nishmat:
Neche bat Shlomo
Chaya Mushka bat harav Avraham Meir sheyichye
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Lea bat Hersh
Efraim ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Chana Liba bat Tuvia
Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D
Todas as vítimas do terror HY’D
Deixe um comentário