BS’D

Rabi Peretz Chein era um grande estudioso da Torá e chassid do Rebe Dov Ber Shneuri, o segundo Rebe de Chabad-Lubavitch, conhecido como o Miteler Rebe. Reb Peretz foi enviado pelo Miteler Rebe para ser o rabino da cidade de Beshenkowitz.
Reb Peretz estava muito apreensivo quanto a assumir a posição em Beshenkowitz. Um homem chamado Reb Aharon tinha causado problemas para todos os rabinos chassídicos anteriores da cidade. Reb Aharon era um grande estudioso, e veemente opositor ao chassidismo. Usava sua genialidade para confundir os rabinos a ponto de conseguir livrar-se deles.
Reb Aharon agia da seguinte maneira: apresentava todo tipo de perguntas difíceis quando o rabino chegava em Beshenkowitz. Após o rabino dar sua decisão, Reb Aharon e seus amigos apresentavam um caso sólido para uma posição contrária. Se, em qualquer momento, o rabino admitisse ter errado, era ridicularizado por Reb Aharon e seus correligionários até que deixasse a cidade, humilhado.
Portanto, quando o Miteler Rebe nomeou Rabi Peretz para se tornar o rabino dessa cidade, não é de se admirar que ele tenha ficado ansioso. Falou pro Rebe de suas preocupações, dizendo que, diante das circunstâncias, não se sentia capaz de ir prá lá. O Rebe lhe disse que “no Céu tinham aprovado sua nomeação”, mas Rabi Peretz continuava apreensivo. Até que o Rebe lhe disse, finalmente, que fosse prá lá “oif meina pleitzes” (sobre meus ombros). Ao ouvir isso, Rabi Peretz se alegrou e disse: “Rebe, eu vou! Se é sobre os ombros do Rebe, nada tenho a temer.”
Rabi Peretz chegou em Beshenkowitz e começou a liderar a cidade como rabino. Obviamente, Reb Aharon começou a mandar todo tipo de perguntas por meio de seus diversos emissários, mas Rabi Peretz sempre conseguia provar a validade de suas decisões legais.
Certa vez, Reb Aharon mandou uma questão especialmente complicada. Rabi Peretz examinou o item em questão e o declarou kasher. Reb Aharon imediatamente convocou seus amigos e estes atacaram a decisão do rabino com provas convincentes. Rabi Peretz trabalhou duro para justificar sua posição.
No auge do debate, os antagonistas perguntavam repetidamente, “Qual sua fonte? De onde você tirou sua decisão?” Finalmente, Rabi Peretz apontou para uma estante abarrotada de livros e disse: “Dali.”
O que ele queria dizer era que, em geral, sua decisão era baseada nos livros sagrados que estavam naquela estante. Mas um de seus oponentes entendeu que ele estava se referindo a um determinado livro. Portanto, pegou aquele livro, e o abriu, para ver o que dizia.
E eis que aquele era um livro de responsa legal judaica e, por incrível Providência Divina, ele abriu o livro exatamente no assunto em discussão! Lá, o autor mencionava as fontes que os antagonistas estavam citando na tentativa de desmentir Rabi Peretz, e explicava como cada tópico tinha sido retirado do contexto. No livro de responsa, a decisão final estava de acordo com a opinião de Rabi Peretz.
Quando Reb Aharon e seu grupo viram a prova com seus próprios olhos, preto no branco, saíram da casa humildemente e nunca mais perseguiram Rabi Peretz.
“Foi quando eu vi”, disse depois Rabi Peretz, “que o Rebe tinha, realmente me levado sobre seus santos ombros.”
Adaptado de uma história de Beis Moshiach Magazine.
Baseado em: http://lchaimweekly.org/
http://lchaimweekly.org/lchaim/5763/744.htm
Leilui Nishmat:
Neche bat Shlomo
Miriam bat Yaakov
Chaya Mushka bat harav Avraham Meir sheyichye
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Lea bat Hersh
Efraim Shlomo ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Chana Liba bat Tuvia
Eyal, Gil-Ad e Naftali HY’D
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D
Todas as vítimas do terror HY’D