BS’D

É um costume neste país que muitas mulheres e moças ajudam no sustento da família tendo um emprego, um cargo, que lhes proporciona um bom salário, e de modo agradável.
Elas, portanto, precisam dar tsedaká do dinheiro que elas próprias ganham e, obviamente, devem exercer uma influência positiva sobre o marido e os filhos mais velhos, para que eles também dêem tsadaká do que ganham. Mais ainda, a mulher deve mostrar que a primeira coisa que ela faz com seu salário é dar tsedaká. E só após encher a caixinha de tsadaká gasta o restante no que é necessário para sua casa, sua família, seu marido e seus filhos.
E é óbvio que quando a mulher dá tsedaká de modo amplo, com sentimento e atenção, como foi mencionado muitas vezes, todo judeu terá parnassá (sustento) como uma “montanha”. Não ganhará apenas de acordo com suas necessidades, e sim, montanhas de parnassá, que será distribuída por sua esposa de modo bom e correto. No modo “Bechukotai” “gravado” porque a idéia de tsedaká está gravada no coração das mulheres.
O Rebe
Sichá de 28 de Iyar 5751/ 1991
Adaptado de: Maor – Daily Rebbe Video # 1389
+1 (718) 687-8900
Leilui Nishmat:
Neche bat Shlomo
Miriam bat Yaakov
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Mordechai ben Yaakov Kopl HaLevi
Lea bat Hersh
Efraim Shlomo ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Chana Liba bat Tuvia
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D
Todas as vítimas do terror HY’D



