BS’D

A águia-pescadora, um tipo de falcão graúdo, é uma das aves não-kasher mencionadas em Parashat Shemini. A águia-pescadora, que se alimenta de peixes, desce ao fundo do mar e pesca habilmente sua presa.
Conta o Talmud que Rabi Yochanan considerava a águia-pescadora um exemplo excepcional de Providência Divina. Sempre que via uma águia-pescadora se alimentando, citava o versículo:
“Teus julgamentos estão nas maiores profundezas.”
D-us vigia e supervisiona Seu Universo, até mesmo nas profundezas do mar. Rabi Yochanan percebia que a águia-pescadora não passa de um instrumento para o julgamento de D-us. Ela come exatamente os peixes que D-us decretou que seriam devorados.
A declaração de Rabi Yochanan tem um teor semelhante ao ensinamento do Báal Shem Tov de que tudo o que acontece no mundo deve-se à Providência Divina. D-us, além de direcionar os passos do homem, dirige os reinos animal, vegetal e mineral, guiando cada detalhe minúsculo de Seu Universo.
O Báal Shem Tov ensinou que cada fenômeno que acontece é determinado por D-us, até mesmo a trajetória de uma folha caindo e o percurso que ela faz ao ser soprada pelo vento.
O exemplo da águia-pescadora tampouco é acidental, pois nos ensina como D-us supervisiona Sua criação. Embora muitas vezes nos pareça que o mundo funciona apenas de acordo com a lei natural, e seja, às vezes, difícil de detectar a mão de D-us “por trás das cenas”, a filosofia Chassídica nos dá um conceito inusitado. A palavra em hebraico para “natureza” – “teva” – tem a mesma raiz da palavra que significa “afogado” ou “submerso”. Do mesmo modo que um tesouro submerso, oculto nas profundezas do mar, continua a existir, apesar de ser invisível ao olho nu, a natureza obscurece a verdadeira realidade que ela contém. As leis da natureza ocultam a Providência Divina que controla cada fenômeno físico, fazendo com que pareça que as coisas acontecem sozinhas.
A águia-pescadora nos ensina que se quisermos descobrir a verdade que as leis da natureza ocultam, tudo o que precisamos fazer é mergulhar abaixo da superfície para descobrir a Providência Divina que está no controle.
Quando olhamos para além do óbvio e meditamos nessas coisas, chegamos à conclusão de que nada é por acaso. Este fato ficará muito claro após a chegada de Mashiach, quando a Divindade oculta na matéria será revelada e ficará evidente para todos.
Adaptado das obras do Rebe de Lubavitch.
Baseado em:
http://lchaimweekly.org/lchaim/5753/263.htm
(Inglês)
Leilui Nishmat:
Neche bat Shlomo
Miriam bat Yaakov
Chava bat Libi
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Mordechai ben Yaakov Kopl HaLevi
Lea bat Hersh
Efraim Shlomo ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Chana Liba bat Tuvia
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D
Todas as vítimas do terror HY’D


