BS’D

O Sr. David Mintz relata o seguinte:
Quando pedi ao Rebe uma bênção para abrir um restaurante kasher no Upper East Side de Manhattan, o bairro não tinha nada kasher. Só tinha “estilo kasher”. O único lugar kasher de verdade era o Meal Mart no West Side, e além dele, não havia nenhum outro lugar em que um judeu religioso pudesse comer.
O Rebe me deu uma linda bênção. Disse que eu teria sucesso se tivesse muito cuidado com os produtos kasher que usasse.
Mas quando abri o restaurante, Mintz’s Buffet, no final da década de 70, as pessoas viam o certificado de glatt kasher, e que eu estava de kipá, e diziam: “Jovem, está perdendo tempo e dinheiro aqui. Seu lugar é no East Side.” Mas eu dizia: “Obrigado por sua preocupação e conselho, mas o sucesso do negócio depende de D-us.”
O restaurante teve enorme sucesso. Fazia bastante refeições para levar, e comida para eventos. Muitas vezes as pessoas pediam sorvete, e eu tinha de responder: “Nossos pratos contêm carne portanto, não podemos comer sorvete na mesma refeição.” E respondiam: “Tá bom, então vamos comprar sorvete em outro lugar.”
Isso plantou uma semente na minha cabeça. Comecei a pesquisar e, finalmente, resolvi fazer um sorvete parve. Que não contivesse leite, que eu pudesse vender com uma refeição de carne. Quando li um artigo sobre tufu, fui a Chinatown comprar, embora, na época, eu nem soubesse o que era tofu.
Comecei a fazer experimentos, mas no início, não tive muito sucesso e tudo o que eu fazia acabava no lixo. Naquela época, sempre que eu visitava o Rebe, contava prá ele o que estava fazendo e ele me dizia: “Tem de ter fé. Se tiver fé em D-us, pode fazer maravilhas.” Portanto, continuei tentando.
Enquanto isso, meu negócio de restaurante ampliou-se. Eu tinha um Mintz’s Buffet na Third Avenue, em Manhattan e outro em Flatbush, Brooklyn. Foi quando surgiu uma oportunidade de abrir um na Madison Avenue. Perguntei ao Rebe se devia fazê-lo e sua resposta foi: “Tenha cuidado.” Não entendi o que ele queria dizer; Madison Avenue parecia uma ótima oportunidade. Abri lá, mas a clientela local não era compatível com o tipo de negócio que eu tinha e não tive sucesso. E nessa época, meu restaurante da Third Avenue teve de ser fechado porque Donald Trump comprou todo o quarteirão e demoliu todos os prédios.
Foi quando o Rabino Shlomo Riskin, fundador da Lincoln Square Synagogue, no Upper West Side, procurou-me. Disse: “Sei que teve de sair de onde estava por causa de Donald Trump. Queremos você aqui no West Side. Abra um Mintz’s Buffet e vamos lhe dar todo o apoio. Minha comunidade inteira vai frequentar seu restaurante.
Fiquei muito empolgado, principalmente quando um amigo do Rabino Riskin encontrou o ponto ideal na 72 com a Broadway. Uma verdadeira oportunidade!
Como sempre, pedi o conselho do Rebe, e poucas horas depois que mandei a pergunta, o secretário do Rebe, Rabino Leibel Groner me telefonou. “Escute atentamente”, disse. “Pegue um lápis e papel. Isto é muito importante.”
Fiquei muito emocionado. Era a resposta que eu estava esperando. Aí ele me ditou: “O Rebe está dizendo: ‘B’Shum oifen nisht. De jeito nenhum. B’Shum oifen nisht. De jeito nenhum.” Disse duas vezes.
Fui pego de surpresa. “Por que o Rebe está dizendo de jeito nenhum?”
O Rabino Groner explicou: “O Rebe está dizendo que você deve continuar suas experiências com o sorvete parve e D-us vai lhe ajudar a ter muito sucesso. Seus produtos vão se tornar tão populares e vão ser tão procurados que vão ser vendidos no mundo todo.”
Aquilo me pareceu mera fantasia. Enquanto isso, eu estava sentindo como se estivesse perdendo uma oportunidade de ouro na 72 com a Broadway. Mas é óbvio que obedeci ao Rebe; para mim não havia a menor dúvida sobre isso.
Outra pessoa aproveitou aquela oportunidade no Upper West Side e só teve problemas – problemas com a Secretaria da Construção Civil, problemas com a Secretaria da Saúde – o homem jamais conseguiu chegar a abrir o negócio, apesar do enorme investimento feito.
Resolvi me dedicar em tempo integral à experimentação. Vendi o restaurante do Brooklyn, porque a população do bairro tinha mudado e me dediquei a fazer o sorvete parve de tofu. Primeiro chamei-o de Tofu Time e depois de Tofutti.
Em 1981 estava distribuindo amostras. Foi quando tive minha primeira oportunidade. Havia uma loja de alimentos saudáveis em Manhattan chamada Health Nuts, e o dono me ligou dizendo: “Ouvi falar do produto que você está fabricando – sorvete de tofu. Queria provar.”
Levei prá ele um pote de cinco galões (quase 19 litros). Quando cheguei de volta no Brooklyn, vindo de Manhattan, aquele cara da Health Nuts me telefonou: “Senhor Mintz, Senhor Mintz, precisa trazer mais. Por favor, traga mais.”
Ele foi meu primeiro grande freguês e depois veio Zabar’s, epítome das lojas gourmet de Nova York. Depois Bloomingdale ligou. Acabaram distribuindo para as pessoas que entravam na loja e vendendo na lanchonete.
Foi quando vi que não poderia fabricar a quantidade necessária no lugarzinho onde estava trabalhando. Tinha que ampliar meu negócio e torná-lo profissional.
Mais uma vez, fui ter com o Rebe e disse: “Achei uma fábrica que está disposta a fabricá-lo. Por favor, dê-me sua bênção.” O Rebe respondeu: “Vai ser difícil, no começo, mas tem de ter fé em D-us.”
Foi difícil. No meu laboratório, no Brooklyn, fazíamos o produto em chaleirinhas. Na fábrica, os caldeirões eram de 400 ou 800 litros. Tive de reformular. Mas consegui, e Tofutti deslanchou. Acabamos produzindo quase quarenta mil litros de Tofutty por semana, em cooperação com a Wells Farms.
Nessa época, o Rebe me disse: “Vai ter gente que vai oferecer muito dinheiro para comprar seu negócio. Não se deixe levar por suas ofertas e tenha muito cuidado. Continue fazendo o que já está fazendo.”
Foi isso, exatamente o que aconteceu, e quando aconteceu, segui o conselho do Rebe. Mas algum tempo depois, perguntei-lhe se deveria começar a vender ações na bolsa de valores. Era uma firma particular, e achei que isso seria lucrativo. A resposta do Rebe foi: “Ótima idéia.”
E foi o que fiz. Dei esse passo. Pus Tofutti no mapa e começamos a trabalhar com as maiores companhias como a Haagen-Dazs e outras. E tudo isso foi porque o Rebe me deu uma bênção para eu ter sucesso, e porque sua orientação me salvou todas as vezes.
O Senhor David Mintz é o fundador e presidente da Tofutti, que produz uma grande variedade de alimentos à base de soja, sem leite e derivados.
Do livro:
One by One – Stories of the Lubavitcher Rebbe.
Págs. 164-168
(Inglês)
LTeilui Nishmat:
Eliyahu ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
David ben Avraham (Curico)
Neche bat Shlomo
Miriam bat Yaakov
Chava bat Libi
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Mordechai ben Yaakov Kopl HaLevi
Lea bat Hersh
Efraim Shlomo ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Chana Liba bat Tuvia
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D
Todas as vítimas do terror HY’D





