GRANDE RIQUEZA

BS’D

Em Parashat Lech Lechá lemos sobre o Brit Bein Habetarim (o Pacto das Partes) que D-us fez com nosso patriarca Avraham. Foi quando D-us prometeu dar a Avraham a Terra de Israel como herança eterna para seus descendentes.

Entre as muitas coisas que D-us disse a Avraham foi que seus filhos seriam, um dia, exilados no Egito. Porém, D-us prometeu que seu exílio acabaria. E que além de voltar do exílio, “sairiam depois com grande riqueza.”

A intenção da promessa de D-us de “grande riqueza” não foi, simplesmente, para servir de pagamento por seu sofrimento. Na verdade, a afirmação de D-us de que “depois sairiam com grande riqueza” revelava todo o propósito por trás da descida ao Egito.

À primeira vista, isso é difícil de entender. Se D-us tivesse pedido aos judeus para abrir mão da “grande riqueza” que lhe tinha sido prometida, para que seu sofrimento terminasse mais rápido, com certeza teriam concordado. Porém, vemos que D-us não deu essa opção, uma vez que a “grande riqueza” que deveriam obter no Egito tinha uma importância especial.

Qual era essa “grande riqueza” que fez com que o povo judeu tivesse de aguentar um exílio amargo de centenas de anos, e por que era tão importante?

O objetivo profundo da descida dos judeus ao Egito era que por meio de seu Serviço Divino, as “centelhas de santidade” contidas naquele país fossem refinadas e elevadas. De fato, o Serviço Divino dos judeus teve sucesso, como consta: “E uma multidão mista (erev rav) também subiu com eles”, pois o valor numérico de “rav” é 202. Ou seja: todas as 202 centelhas de santidade que o Egito continha foram purificadas com sucesso.

Foi essa, portanto, a “grande riqueza” que os judeus levaram do Egito. De fato, isso foi para o próprio benefício do povo judeu. Se isso não tivesse ocorrido, Avraham teria uma queixa válida contra D-us.

Mas qual foi o benefício?

Cada alma tem seu papel único no processo místico de “elevar as centelhas”. Quando um judeu purifica as “centelhas” específicas que encontra na vida, ele traz redenção para sua alma e para o mundo em geral.

A lição que devemos tirar de tudo isso é que a função do judeu é envolver-se no mundo material com o objetivo claro de elevar essas centelhas ocultas de santidade. Pois com essas centelhas mereceremos receber Mashiach que se aproxima.

Adaptado de Likutê Sichot, Vol. 3

Baseado em:

http://lchaimweekly.org/

http://lchaimweekly.org/lchaim/5761/643.htm#caption2

Leilui Nishmat:

Eliyahu ben Aba

Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel

David ben Avraham (Curico)

Neche bat Shlomo

Miriam bat Yaakov

Chava bat Libi

Efraim Kopl ben Eliyáhu

Chaim Shemuel ben Aba

Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi

Miriam bat Yaakov Kopl Halevi

Beile (Berta) bat Refael

Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas

Pinchas ben Moshê

Mordechai ben Yaakov Kopl HaLevi

Lea bat Hersh

Efraim Shlomo ben Motl Halevi

Eliyáhu ben Yaakov

Yaakov ben Eliyáhu

Miriam bat David

Chana Liba bat Tuvia

Isaac bem Luzer

Libe bat Tzipora

Avraham Duvid bem Eliezer

Tzipora bat Zalman

Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D

Todas as vítimas do terror HY’D

Deixe um comentário