BS’D
A história abaixo aconteceu no Ohel:
No balcão de Informações havia um rapaz, e um grupo de rapazinhos estava conversando com ele. Aparentemente, os rapazinhos não eram Chabad e disseram ao moço do balcão de Informações:
“Nos falaram para vir aqui e fazer perguntas ao Rebe, que o Rebe encontraria uma maneira de nos responder. Que papo é esse?”
O rapaz do balcão de informações ficou muito empolgado e disse:
“Querem saber como o Rebe encontra uma maneira de responder? Vou lhes dizer. Quando as pessoas vêm ao Ohel, a grande maioria não vem me contar o motivo de estar aqui. Muito raramente alguém me diz por que veio.”
Apontou para o local dos biscoitos e do café e disse:
“Estão vendo ali um homem e uma mulher? Há cerca de meia hora aquela mulher chegou e veio direto a meu encontro. Repito: as pessoas não costumam me contar o motivo de terem vindo ao Ohel. Ela me disse: ‘Quero mandar meu filho para estudar numa Yeshivá, mas não posso pagar. Procurei algumas organizações, com quem obtive um pouco de dinheiro, mas não o suficiente. Perguntei-lhes onde eu poderia conseguir o restante, pois não tenho marido e não tenho dinheiro. Disseram-me que fosse ao Ohel do Lubavitcher Rebe. Aqui estou. O que devo fazer?’“
Ele a orientou sobre o que fazer: escrever um pan (deu-lhe as instruções de como fazê-lo), entrar no Ohel, falar Tehilim, é isso o que você pode fazer, disse ele.
E foi o que ela fez.
Há cinco minutos, pouco antes de vocês chegarem, ela saiu e foi tomar um café. Um ou dois minutos depois, aquele homem saiu do Ohel e, (repito: as pessoas não costumam me contar o motivo de virem ao Ohel, tampouco me perguntam o que fazer no Ohel). Isso é muito raro. Mas aquele homem se aproximou de mim e disse:
“Acabo de estar com o Rebe no Ohel e lá resolvi que quero ajudar alguém que esteja precisando de dinheiro. Tenho muito dinheiro sobrando e quero ajudar alguém que esteja precisando. Será que, por acaso, você conhece alguém que esteja precisando de dinheiro?”
Apontei para aquela mulher.
E eles viram como o homem preencheu um cheque para aquela mulher.
“Estão vendo?” – disse o rapaz. – “O Rebe achou um jeito de responder a ela, a ele e a todos vocês. Todos ao mesmo tempo!”
Adaptado de:
3 Questions and 1 Answer From the Rebbe at the Ohel
Leilui Nishmat:
Eliyahu ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
Moshe Haim ben Kaila z’l
David ben Avraham (Curico)
Neche bat Shlomo
Miriam bat Yaakov
Chava bat Libi
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Mordechai ben Yaakov Kopl HaLevi
Lea bat Hersh
Efraim Shlomo ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Chana Liba bat Tuvia
Isaac ben Luzer
Libe bat Tzipora
Avraham Duvid ben Eliezer
Tzipora bat Zalman
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D
Todas as vítimas do terror HY’D

Deixe um comentário