REBETSIN RIVKA

BS’D

A MÃE DE LUBAVITCH

A casa da Rebetsin Rivka, esposa do Rebe Maharash de Lubavitch, estava sempre aberta para todos que precisassem. Necessitados e doentes sabiam que daquela casa lhes viria a ajuda, que lhes seria dada sempre com um semblante agradável e com boa vontade.

A Rebetsin era responsável pelo fundo de tsedaká central de Lubavitch, de onde repassava, mensalmente, quantias generosas para as famílias necessitadas ou que estivessem passando por dificuldades.

Toda a distribuição de dinheiro era realizada de maneira discreta. Só a Rebetsin sabia quem recebia o dinheiro e cuidava para lhes dar a ajuda de modo que ninguém mais soubesse – para que não se envergonhassem por estar recebendo dinheiro de tsedaká.

Para o Shabat, ela distribuía chalot e alimentos prontos para as casas dos pobres. Uma parte, ela mesma cozinhava. E delegava a outras pessoas para que preparassem outra parte.

Antes das festas judaicas a Rebetsin também fornecia alimentos para as famílias pobres e tudo isso de modo sigiloso, sem que outras pessoas chegassem a saber.

Todos os habitantes da cidadezinha de Lubavitch e redondezas respeitavam muito a Rebetsin, por suas virtudes e seu bom coração.

Muitos a chamavam “a mãe da cidade”, pelo fato de ela cuidar de todos os moradores de Lubavitch como se fosse, de fato, uma mãe.

VINTE PARA UM

A tefilá da Rebetsin era “uma coisa”! Prolongava sua reza como os “ovdim” – aqueles chassidim que estudam Chassidut e rezam demoradamente.

Certa vez, um dos chassidim foi visitar a Rebetsin, e viu que ela ainda estava no meio da reza. Foi para a sala ao lado e lá ficou esperando que a Rebetsin concluísse suas orações.

Da sala ao lado, dava para ouvir, um pouco, a reza da Rebetsin. De modo que ele percebeu que quando ela chegou no “Shemá”, ficou meditando sobre a palavra “echad” (Um) durante vinte minutos!

Do livro:

Harabaniot – Harabanit Rivka

Sifriat Eshel – Kfar Chabad

Págs. 90 e 108

(Hebraico)

Leilui Nishmat de todos os assassinados pelo ódio de Yishmael, e de todos os falecidos nas tragédias recentes, e pela refuá shleimá de todos os feridos.

Leilui Nishmat:

Eliyahu ben Aba

Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel

Moshe Haim ben Kaila z’l

David ben Avraham (Curico)

Neche bat Shlomo

Miriam bat Yaakov

Chava bat Libi

Efraim Kopl ben Eliyáhu

Chaim Shemuel ben Aba

Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi

Miriam bat Yaakov Kopl Halevi

Beile (Berta) bat Refael

Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas

Pinchas ben Moshê

Mordechai ben Yaakov Kopl HaLevi

Lea bat Hersh

Efraim Shlomo ben Motl Halevi

Eliyáhu ben Yaakov

Yaakov ben Eliyáhu

Miriam bat David

Chana Liba bat Tuvia

Isaac ben Luzer

Libe bat Tzipora

Avraham Duvid ben Eliezer

Tzipora bat Zalman

Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D

Todas as vítimas do terror HY’D

Deixe um comentário