D-US AJUDA QUEM CEDO MADRUGA

BS’D

Em Parashat Lech Lechá, quando Hashem disse a Avraham que Yitschak nasceria, Avraham já tinha Yishmael. Avraham disse a Hashem: “Tomara que Yishmael viva diante de Ti!” (Bereshit 17:18) Avraham se daria por satisfeito com um filho, apenas, se esse filho seguisse os caminhos de D-us.

D-us, porém, explicou que o povo judeu se perpetuaria através de Yitschak. D-us prometeu que Avraham acabaria tendo nachas (satisfação) de Yishmael, mas sua verdadeira nachas viria de Yitschak.

O nascimento de Yishmael foi um fenômeno natural. O de Yitschak, porém, foi um milagre. Era impossível que Avraham e Sara tivessem um filho em idade tão avançada. Ninguém acreditava que tal milagre aconteceria. Mas Yitschak nasceu.

Outra diferença entre Yishmael e Yitschak foi seu brit milá o pacto que liga o judeu a D-us.

Yishmael tinha 13 anos quando foi circuncidado. Aos treze anos, o intelecto de uma pessoa já está formado. Já pode decidir racionalmente, com base em seu entendimento. É por isto que se torna obrigado a cumprir mitsvot. Aos 13 anos, Yishmael concordou em ligar-se a D-us.

A circuncisão de Yitschak, porém, foi feita quando ele tinha apenas 8 dias. Não dá para se obter o consentimento de um bebê, e é exatamente nessa idade que essa ligação eterna com D-us foi realizada.

Yishmael também foi educado de maneira totalmente natural. Cresceu sob os cuidados dos pais, que o ajudaram a adquirir uma compreensão adequada para que pudesse se ligar a D-us. Seus esforços foram recompensados quando ele tomou a decisão racional de passar por um brit milá com a idade de 13 anos. 

O judaísmo, porém, não pode basear-se, apenas, na compreensão humana. A capacidade intelectual de um rapaz de 13 anos é instável. Se, mais tarde, encontrar-se em outras circunstâncias, não dá para saber como reagirá. Se a base de seu judaísmo for seu próprio entendimento, essa base será deficiente.

Por isto, D-us disse a Avraham que sua verdadeira nachas viria de Yistschak. O judaísmo não se fundamenta na natureza. A ligação entre o judeu e D-us transcende totalmente a natureza; é uma ligação eterna. E o judaísmo de uma criança cuja ligação com D-us é forjada aos 8 dias de idade será sólido.

Disso tiramos uma lição muito importante. A educação judaica não pode ser adiada até que a criança chegue à idade da razão. A partir do instante em que nasce precisamos ensinar-lhe o judaísmo, que ultrapassa os limites do mundo físico. Uma criança educada desta maneira dará verdadeira nachas  a seus pais.

Adaptado para Maayan Chai de Likutê Sichot  Vol. I

Baseado em: http://lchaimweekly.org/

Leilui Nishmat:

Eliyahu ben Aba

Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel

Moshe Haim ben Kaila z’l

David ben Avraham (Curico)

Neche bat Shlomo

Miriam bat Yaakov

Chava bat Libi

Efraim Kopl ben Eliyáhu

Chaim Shemuel ben Aba

Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi

Miriam bat Yaakov Kopl Halevi

Beile (Berta) bat Refael

Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas

Pinchas ben Moshê

Mordechai ben Yaakov Kopl HaLevi

Lea bat Hersh

Efraim Shlomo ben Motl Halevi

Eliyáhu ben Yaakov

Yaakov ben Eliyáhu

Miriam bat David

Chana Liba bat Tuvia

Isaac ben Luzer

Libe bat Tzipora

Avraham Duvid ben Eliezer

Tzipora bat Zalman

Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D

Todas as vítimas do terror HY’D

Deixe um comentário