BS’D

Arte by Yoram Raanan
Carta do Rebe:
Erev Rosh Chôdesh Shevat, 5743
Inicialmente, em nome da Sra. Schneerson, bem como em meu próprio nome, quero transmitir nosso agradecimento sincero por seu cuidado gentil e atencioso, relacionado ao episódio recente que aconteceu com a Sra. Schneerson. [Obrigado] por ter atendido imediatamente e por sua consulta domiciliar em hora inconveniente, etc., [e] tudo isso além de lhe ter proporcionado cuidado e tratamento especializados e habilidosos.
Certamente não preciso lhe enfatizar o quão é importante para o paciente que o médico demonstre interesse e atenção pessoais, especialmente por ser isso um aspecto importante no processo de cura.
Acrescentamos nossos agradecimentos antecipados por sua assistência e seu interesse contínuos.
Espero e rezo para que D-us, que “cura toda carne e realiza maravilhas”, o abençoe com sucesso, em relação a todos os seus pacientes, inclusive esta.
Escutei um pensamento de meu sogro, que a memória de um tsadik seja para uma bêncão – pensamento este que vem de nossa Torá, que é chamada de Torá de Vida (pois nos serve de guia e fonte de vida) – que para garantir o sucesso de um tratamento médico, a remuneração dos serviços dos doutores deve estar de acordo com sua reputação médica.
Na verdade, esse princípio se aplica a todas as profissões e serviços, inclusive serviços comunitários. É óbvio que meu sogro colocava isso em prática e pretendo fazer o mesmo.
Portanto, tomei a liberdade de incluir um cheque, embora eu não esteja certo de que esse seja o pagamento adequado. Estou certo, porém, de que se essa quantia não for suficiente, você fará com que sua secretária entre em contato com meu secretário para que eu possa retificar o assunto. Acompanhando o pagamento vem a bênção tradicional judaica, “use com saúde”.
Um dos motivos principais para o princípio acima é o fato de a Torá saber que um médico, ou alguém com outra ocupação, tem responsabilidades financeiras para com sua família e comunidade, etc., responsabilidades que ele só pode cumprir se for remunerado adequadamente por seus serviços.
Portanto, se o receptor dos serviços não compensar satisfatoriamente o fornecedor do serviço, pode surgir um pensamento na mente do médico (por mais fugaz que seja) de que ele poderia retardar o atendimento desse indivíduo, favorecendo alguém que lhe paga a quantia esperada.
Consequentemente, a Torá tenta remover até mesmo a possibilidade de tal pensamento. Portanto, qualquer que seja a ocupação que a Providência tenha em mente para um indivíduo realizar em benefício do próximo, ela será sempre levada a cabo com dedicação total.
Mais uma vez, meu muito obrigado. Com respeito e cumprimentos pessoais.
P.S. Após esta carta ter sido escrita, sua fatura oficial foi recebida. Tenha a gentileza de aceitar um cheque que segue anexo. Porém, como enfatizei, este é um pagamento formal, ao passo que minha carta e o [outro] pagamento incluso são a título pessoal, sendo um gesto muito mais profundo e pessoal do que o relacionamento formal entre médico e paciente.
De: “Healthy in Body, Mind and Soul” compilado por Rabino Sholom B. Wineberg, publicado por Sichos in English.
Adaptado de:
http://lchaimweekly.org/lchaim/5769/1043.htm#caption5
(Inglês)
Leilui Nishmat:
Eliyahu ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
Moshe Haim ben Kaila z’l
David ben Avraham (Curico)
Arie Leib ben Yaakov
Miriam bat Yaakov
Chava bat Libi
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Mordechai ben Yaakov Kopl HaLevi
Lea bat Hersh
Efraim Shlomo ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Chana Liba bat Tuvia
Isaac ben Luzer
Libe bat Tzipora
Avraham Duvid ben Eliezer
Tzipora bat Zalman
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D
Todas as vítimas do terror HY’D
Deixe um comentário