ESTOU CUMPRINDO MINHA MISSÃO?

BS’D

O Rebe Maharash (Rabi Shemuel, o quinto Rebe de Chabad-Lubavitch) examinou cuidadosamente o chassid que acabara de entrar em seu escritório para uma audiência particular. “Diga-me,” perguntou, “você reserva tempo para estudar Torá com outras pessoas?”

O chassid mexeu-se desconfortável. Era um prateiro talentoso e relojoeiro habilidoso. Fizera uma viagem de muitos dias, vindo de sua cidade, Vladimir, para se encontrar com o Rebe, e essa audiência particular era, definitivamente, a culminação da visita.

Não, explicou, não tinha marcado nenhuma aula com outros, mas não tinha culpa. Acabara de se mudar para Vladimir, e a população judaica de lá era composta de pessoas grosseiras, embora não tivessem culpa de ser assim. Eram descendentes dos Cantonistas – os meninos judeus que tinham sido brutalmente raptados de seus infelizes pais para serem obrigados a servir no exército do Czar, acabando por se esquecer das leis e rituais sagrados de sua infância.

Havia apenas dois aldeões que podiam ser chazanim (cantores litúrgicos), o chassid era o único da comunidade que era instruído o bastante para ler na Torá, e era seu dever sagrado preparar a porção semanal. Isso, além de seu próprio horário de estudo e negócios. De modo que, disse o chassid, não lhe sobrava tempo para ensinar a outras pessoas.

“Não estou entendendo”, disse o Rebe Maharash com desaprovação. “Por que você acha que saiu de onde morava, Polotsk – cidade famosa por sua religiosidade – e se mudou para Vladimir, um deserto vazio de Torá e cumprimento das mitsvot (mandamentos)?”

O chassid concordou. Polotsk fora uma cidade ideal para se viver, habitada por pessoas muito religiosas que lotavam as sinagogas do amanhecer ao anoitecer, e cujas famosas yeshivot eram de altíssimo nível de educação religiosa. Mas o que ele podia fazer? Seus negócios tinham degringolado a tal ponto que ele mal conseguia sobreviver lá em Polotsk.  Além disso, tinha pedido e recebido o consentimento e a berachá do Rebe para se mudar para Vladimir. A bênção tinha se realizado por completo, com seu negócio tendo um sucesso muito maior que os seus sonhos mais desvairados.

“Você está enganado”, disse o Rebe Maharash, “pensando que foi enviado para lá por motivos econômicos. Quem acredita em D-us e na Providência Divina pode, e deve, entender que D-us não tira uma família temente a D-us de um lugar de Torá para um ambiente não religioso por motivos materiais. Essa noção vem de sua incompreensão de seu objetivo. Na verdade, seu objetivo não é trabalhar com prata e relógios, e sim, divulgar a Torá de D-us e seus mandamentos onde for possível. Sua mudança para Vladimir foi Divinamente planejada para que você possa ensinar e inspirar as massas, tanto o soldado culto quanto os filhos ignorantes dos Cantonistas.

O Rebe Maharash continuou: “Você se esqueceu do ensinamento do Báal Shem Tov de que uma alma desce para esse mundo físico durante setenta ou oitenta anos para fazer um favor material, e principalmente espiritual, a outro judeu? Quem acha que seus passos são predestinados de acordo com suas necessidades materiais não tem fé suficiente. Será que a mesma bênção Divina não pode estar tanto em Polotsk quanto em Vladimir? Minha bênção para seu sucesso material visava acompanhar seus próprios esforços em divulgar o judaísmo. Sem isso, de nada adiantará minha bênção.”

O Rebe anterior, que registrou essa história numa carta a um de seus seguidores, escreveu: “não leia esta história como se não passasse de mais uma historinha, que entra por um ouvido e sai pelo outro. E sim, deixe que as palavras do Rebe Maharash penetrem no âmago de seu coração, e que cada pessoa se pergunte: o que estou fazendo para cumprir a missão Divina que me foi confiada, no lugar que me foi destinado por D-us?!”

Da revista “Beis Moshiach”

Adaptado de:

http://lchaimweekly.org/lchaim/5768/1009.htm#caption9

http://lchaimweekly.org/

Leilui Nishmat:

Eliyahu ben Aba

Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel

Moshe Haim ben Kaila z’l

David ben Avraham (Curico)

Arie Leib ben Yaakov

Miriam bat Yaakov

Chava bat Libi

Efraim Kopl ben Eliyáhu

Chaim Shemuel ben Aba

Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi

Miriam bat Yaakov Kopl Halevi

Beile (Berta) bat Refael

Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas

Pinchas ben Moshê

Mordechai ben Yaakov Kopl HaLevi

Lea bat Hersh

Efraim Shlomo ben Motl Halevi

Eliyáhu ben Yaakov

Yaakov ben Eliyáhu

Miriam bat David

Chana Liba bat Tuvia

Isaac ben Luzer

Libe bat Tzipora

Avraham Duvid ben Eliezer

Tzipora bat Zalman

Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D

Todas as vítimas do terror HY’D

Deixe um comentário