PEDIATRIA DIFERENTE

Arte by Alex Levin

BS’D

Quando ofereci uma quantia substancial para Chabad, recebi uma resposta impressionante do Rebe, que me esclareceu sobre sua visão de mundo e mudou minha vida.

Tudo começou no início da década de 80, quando meu sócio em advocacia e eu nos envolvemos num investimento na cidade de Melbourne, Austrália, onde moramos. Compramos dois pequenos imóveis no centro da cidade e, alguns anos depois, fomos procurados por uma grande empresa japonesa que desejava compra-los. Essa firma japonesa estava querendo construir uma loja enorme naquele lugar e nos fez uma oferta irrecusável. De modo que fizemos o negócio e tive um grande lucro.

Discuti o assunto com Sílvia, minha esposa, e achamos que seria boa ideia fazer algo por Chabad com aquele dinheiro. Após refletir bastante, resolvemos que construiríamos um hospital para crianças em Crown Heights, onde fica situado o quartel-general de Chabad e onde vive uma comunidade Chabad importante. Queríamos que o hospital funcionasse de acordo com a lei judaica e sob a orientação do Rebe.

Como éramos de Melbourne e não conhecíamos muita gente em Crown Heights, procuramos o Rabino Yudel Krinsky, secretário do Rebe. Fomos a Nova York, nos encontramos com o Rabino Krinsky, demos-lhe o cheque e voltamos para casa para esperar a resposta do Rebe.

Ela chegou pouco depois: uma carta de 3 páginas, datada de 15 de Tamuz de 5746 (22 de julho de 1986).

O Rebe iniciou a carta com uma citação de nossos Sábios: “A recompensa de uma mitsvá é a própria mitsvá”, e continuava:

O que pode um “obrigado” de um ser humano acrescentar à recompensa Divina em que tudo está incluído? Mas não deixa de ser correto expressar meu prazer interior ao ver outro bem conhecido dito de nossos Sábios tão eloquentemente confirmado em ação concreta, ou seja, a afirmação de que “um coração judeu está sempre acordado” – acordado e responsivo às mitsvot de Hashem, especialmente em seu caso, que responde à necessidade de divulgar Torá e mitsvot para benefício de muitos.

E continuava referindo-se à questão de como utilizar a doação da melhor maneira possível “de acordo com sua intenção”. E a continuação era uma longa explicação sobre a relação entre a ciência médica e a lei judaica.

Nossos Sábios dizem: “a Torá traz refuah (cura) para o mundo”. Isso não significa que a Torá invalida a ciência médica de algum modo. Pelo contrário, a Torá afirma que, em assuntos de saúde, é preciso consultar um médico e seguir suas instruções – ao mesmo tempo sem esquecer … que o médico não passa de um agente de D-us.

Em seguida, o Rebe analisou a abordagem atual da ciência médica – o que ele chamou de abordagem “terapêutica” e abordagem “preventiva”. A abordagem terapêutica trata as doenças, ao passo que a abordagem preventiva busca eliminá-las. E continuou:

É óbvio que atualmente, a medicina terapêutica é inevitável, mas, a medicina preventiva é um método preferível… Para que a medicina preventiva tenha mais sucesso e melhores resultados, é preciso começar na primeira infância – a começar com vacinação, escovar os dentes para evitar cáries, uma dieta equilibrada, etc. No que se refere a crianças judias, é indispensável o cumprimento rigoroso das leis de kashrut dos alimentos e bebidas, e sabe-se como isso afeta o desenvolvimento mental e físico.

Passando para nosso desejo de que nossa doação fosse destinada a um hospital infantil administrado de acordo com a lei judaica, o Rebe afirmou: “A Torá é a medicina preventiva mais eficaz que existe”, e continuou expressando a opinião de que “a melhor maneira de implementar sua intenção e obter resultados incomparavelmente maiores do que os imaginados é aplicar sua contribuição na área da chinuch (educação) de Torá para crianças.”

O Rebe citou as várias atividades de Chabad que iam desde administrar berçários kasher até ajudar os idosos, e concluiu:

Diante de tudo isso, acho que se sua tsedaká for utilizada deste modo, vai ser no verdadeiro espírito de sua ideia e intenção. Pois, usada desta maneira ajudará a assegurar crianças saudáveis física, mental e espiritualmente, para que não haja necessidade de se criar um hospital infantil de acordo com a halachá (lei judaica), pois serão criadas totalmente de acordo com a halachá.

Entendi. Tanto as necessidades físicas quanto as espirituais podem ser satisfeitas seguindo-se a Torá. Se a gente seguir a Torá,ela será nossa cura. E, portanto, a educação de Torá é o modo principal e básico de prevenir qualquer doença.

No fim, não sei exatamente para onde foi o dinheiro que doamos, mas deixamos para o Rebe fazer essa decisão. Sentimos que nossa conexão com o Rebe foi muito fortalecida com isso e, embora nunca tenhamos tido o privilégio de encontra-lo em audiência particular, fomos quase todos os anos a seus farbrenguens em Simchat Torá. Bem como nos conectávamos com ele quando estava distribuindo dólares para caridade.

Eu, pessoalmente, comecei a estudar ensinamentos chassídicos aplicadamente – isso foi meu primeiro passo – sempre tendo em mente as sábias palavras do Rebe. Elas transformaram minha vida, bem como a vida de minha esposa e filhos, e elas nos guiam até hoje.

By Michael Goldhirsch.

Mr. Michael Goldhirsch mora em Melbourne, Austrália, onde trabalhou como advogado durante mais de cinquenta anos. Foi entrevistado em julho de 2016 e novembro de 2019.

https://www.chabad.org/therebbe/article_cdo/aid/4755643/jewish/A-Different-Kind-of-Pediatrics.htm

***

Em mérito dos soldados do Exército da Defesa de Israel, que tenham sucesso total e voltem para casa sãos e salvos, para uma vida boa e longa.

Pela proteção de todos os habitantes da Terra Santa, de todo nosso povo e de todas as pessoas boas.

Pela cura dos feridos.

Pela libertação dos reféns, sãos e salvos.

Que as famílias atingidas tenham consolo.

“Hashem oz leamô yiten, Hashem yevarech et amô bashalom.”

Pela vinda do nosso Justo Mashiach.

Leilui Nishmat:

Eliyahu ben Aba

Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel

Moshe Haim ben Kaila z’l

David ben Avraham (Curico)

Arie Leib ben Yaakov

Miriam bat Yaakov

Chava bat Libi

Efraim Kopl ben Eliyáhu

Chaim Shemuel ben Aba

Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi

Miriam bat Yaakov Kopl Halevi

Beile (Berta) bat Refael

Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas

Pinchas ben Moshê

Mordechai ben Yaakov Kopl HaLevi

Lea bat Hersh

Efraim Shlomo ben Motl Halevi

Eliyáhu ben Yaakov

Yaakov ben Eliyáhu

Miriam bat David

Chana Liba bat Tuvia

Isaac ben Luzer

Libe bat Tzipora

Avraham Duvid ben Eliezer

Tzipora bat Zalman

Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D

Todas as vítimas do terror HY’D

Deixe um comentário