BS’D

Ver a luz através da escuridão.
Como dá para enxergar a luz numa realidade escura?
No programa feminino que apresento, tenho o privilégio de receber e entrevistar mulheres inspiradoras.
Cada entrevista é uma experiência única: Começo a entrevista sem saber aonde ela vai me levar. Embora eu prepare com antecedência perguntas, a entrevistada se abre diante das câmeras e, por vezes vai para uma direção totalmente diversa. Pontos que foram discutidos em nossa conversa inicial nem sempre são abordados, e pontos diferentes e mais profundos sobem à tona. A dinâmica entrevistadora-entrevistada cria uma conversa que não foi planejada nem estava no script.
Uma das entrevistas mais poderosas que já fiz foi com a parlamentar Limor Son Har-Melech. Enquanto uma entrevista tem a duração média de cerca de quarenta minutos, a dela foi de duas horas.
Ela abriu seu coração e contou sua história: Descreveu como seu marido Hy’d foi assassinado a seu lado, no carro, por terroristas. Ela estava no sexto mês de gravidez e teve uma cesariana de emergência. Passou por muitas cirurgias e três anos de reabilitação para se recuperar por completo de suas feridas.
Na época ela morava em Chomesh, onde começou a retirada dos assentamentos. A casa dela foi a última a ser evacuada. Quando os soldados entraram, ela lhes disse: “Antes de cumprir suas ordens, olhem pela janela e vejam os árabes.”
Eles olharam para fora e viram os árabes gritando em
êxtase: “Bom para vocês, soldados de Israel! Continuem a destruir suas próprias casas.”
“Vocês precisam entender”, ela disse aos soldados, “que o que eles não conseguiram fazer em anos, jogando coquetéis Molotov e pedras, vocês fizeram em uns poucos dias. Vocês nos arrancaram de nossa terra. Vejam como eles estão felizes! Vocês entendem o que estão fazendo? Isto é uma destruição completa.”
Os soldados começaram a desocupar a última casa… a casa dela. A dor era insuportável. No meio do caos, o pai de seu marido assassinado, que tinha ido ficar com eles naquele período, disse para todos: “Nós vamos sair daqui cantando e dançando.”
Ele reuniu um grupo de pessoas, e eles começaram a dançar, cantando: “Ainda vamos voltar.”
Limor sentiu-se como se estivesse vendo Rabi Akiva. Todos em volta dele choravam, mas ele, ria. Ele sabia que se a profecia do castigo estava acontecendo, a profecia da consolação com certeza se realizaria.
Essa história me emocionou muito… Durante as duas horas que passei com ela acabei com uma caixa inteira de lenços de papel. Saí da entrevista pensando: De onde ela consegue essa força para superar testes assim?
Peguei alguns pontos da entrevista para incorporar a minha própria vida. Mas o ponto que mais me marcou foi o fato de que precisamos viver como Rabi Akiva. Precisamos mudar nossa percepção e nos elevar acima da loucura deste mundo. Podemos viver no caos, com ataques terroristas e caos interpessoal, e mesmo assim rir e ver a Gueulá chegando.
Do livro: “Who Are Your?”
De: Moran Koors
Págs. 134-135
(Inglês)
Em mérito dos soldados do Exército da Defesa de Israel, que tenham sucesso total e voltem para casa sãos e salvos, para uma vida boa e longa.
Pela proteção de todos os habitantes da Terra Santa, de todo nosso povo e de todas as pessoas boas.
Pela cura dos feridos.
Pela libertação dos reféns, sãos e salvos.
Que as famílias atingidas tenham consolo.
“Hashem oz leamô yiten, Hashem yevarech et amô bashalom.”
Pela vinda do nosso Justo Mashiach.
Leilui Nishmat:
Eliyahu ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
Moshe Haim ben Kaila z’l
David ben Avraham (Curico)
Arie Leib ben Yaakov
Miriam bat Yaakov
Chava bat Libi
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Mordechai ben Yaakov Kopl HaLevi
Lea bat Hersh
Efraim Shlomo ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Chana Liba bat Tuvia
Isaac ben Luzer
Libe bat Tzipora
Avraham Duvid ben Eliezer
Tzipora bat Zalman
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D
Todas as vítimas do terror HY’D

