BS’D

Em 1978, depois de voltar para o judaísmo, Devora estudava no Machon Chana em Crown Heights. Aqui está seu relato de seu encontro com a Rebetsin e das lições de vida que dele obteve.
“Certo dia, eu estava no dormitório de Machon Chana sentindo-me deprimida. Pensei: meus amigos deixaram de falar comigo e minha família não está feliz comigo. Estou aqui em Crown Heights, então por que não ir lá para o topo e tentar falar com a Rebetsin? Pedi a duas amigas do dormitório que se juntassem a mim e, juntas, escrevemos uma carta para a Rebetsin perguntando se poderíamos nos encontrar com ela. Pegamos a carta, fomos até a casa da Rebetsin e a colocamos na caixa do correio. Em seguida, fomos embora rapidamente, sem saber o que aconteceria.
“Poucos dias depois, a Sra. Galperin, que era a cozinheira do Machon Chana, foi falar comigo e, baixinho, perguntou: ‘Você escreveu uma carta para a Rebetsin?’ Meu coração disparou quando respondi: ‘Sim.’ Ela me disse: ‘A Rebetsin gostaria de conhece-la.’
“Na semana seguinte fomos com a Sra. Galperin, que era muito próxima da Rebetsin, até sua casa. A Sra. Galperin tocou a campainha e quem abriu a porta foi a mulher mais majestosa, nobre e elegante que jamais tínhamos visto. Percebemos que ela era a Rebetsin. Ela nos convidou a entrar. Pegou nossos casacos e nos convidou para a sala de jantar. A mesa estava posta como se fosse para a nobreza, com copos belíssimos e talheres esplêndidos. Sobre a mesa havia biscoitinhos e suco de fruta. Dava para ver que ela tinha investido muita reflexão e muito esforço para fazer com que nos sentíssemos bem-vindas. E que tinha tido muito trabalho. E nos sentamos à mesa.
“A Rebetsin perguntou nossos nomes. Depois que respondemos, a Sra. Galperin lhe mostrou fotos de uma moça de Machon Chana que tinha se casado recentemente. Dava para perceber, no rosto da Rebetsin, que era como se fosse sua própria filha. Ficou tão feliz, olhando atentamente para cada fotografia. Dava para ver que ela estava, simplesmente, emocionada que aquela moça tinha casado. Ela teve muita nachas olhando as fotos.
“Em seguida ela perguntou a cada uma de nós o que gostávamos de fazer, quais eram nossos hobbies. Cada uma de nós falou o que gostava de fazer no tempo livre. Depois ela nos perguntou de que música gostávamos. Ela era muito prática e realista.
“Perguntou se falávamos Yidish e nos disse que é muito importante estudar Yidish e falar Yidish. Quando a visita acabou, ela foi buscar o Sidur e pudemos falar a bênção de depois de comer do Sidur. Era o Sidur do pai dela – o Sidur do Rebe Anterior!
“Foi uma visita muito especial. Depois, refleti bastante sobre aquela visita.
“Quando eu estava em Crown Heights, estava me sentido muito só. Depois daquele encontro com a Rebetsin, passei a me sentir muito especial.
“Éramos três moças que tínhamos ido para o Machon Chana para aprender mais sobre nossa herança.
“Em geral, quando se é convidado para a casa de alguém, perguntam coisas pessoais, como: como você ficou religiosa, como veio para Crown Heights?
“Mas a Rebetsin nos perguntou o que gostávamos de fazer e de que música gostávamos. Foi brilhante. Nos tratou com tanto respeito. Sabia exatamente o que perguntar e nos tratou com tanta sensibilidade.
“A lição que me ensinou foi como lidar com as pessoas. Penso muito sobre isso, e uso isso em minha Shlichut até hoje, quando lido com pessoas!”
Devorah Caytak é shlucha e dirige a Jewish Youth Library em Ottawa, Canadá. Atualmente, seus filhos são também são Shluchim em suas respectivas comunidades, e ela e seu marido têm muito Chassidishe Nachas da família.
De vídeo de Living Torah de JEM
Rebetsin Chaya Mushka – 25 de Adar de 1901 – 22 de Shevat de 1988
Adaptado de:
(Inglês)
& & &
Em mérito dos soldados do Exército da Defesa de Israel, que tenham sucesso total e voltem para casa sãos e salvos, para uma vida boa e longa.
Pela proteção de todos os habitantes da Terra Santa, de todo nosso povo e de todas as pessoas boas.
Pela cura dos feridos.
Pela libertação dos reféns, sãos e salvos.
Que as famílias atingidas tenham consolo.
“Hashem oz leamô yiten, Hashem yevarech et amô bashalom.”
Pela vinda do nosso Justo Mashiach.
Leilui Nishmat:
Eliyahu ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
Moshe Haim ben Kaila z’l
Hershel ben Moishe
Moishe ben Aba
Miriam bat Yaakov
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Mordechai ben Yaakov Kopl HaLevi
Lea bat Hersh
Efraim Shlomo ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Chana Liba bat Tuvia
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D
Todas as vítimas do terror HY’D
Deixe um comentário