BS’D

BS’D
Acho que meu vício não era dos piores. Mas era um vício, que foi ficando mais grave, com o passar do tempo. Meu vício era … chocolate.
Minha situação era a daquele rashá (perverso) do Tanya, que em vez de ter controle sobre seus desejos, seus desejos o dominam por completo. Estão “sob o domínio do coração”. Um beinoni (pessoa mediana) tem a capacidade de dominar seu coração, embora nem sempre exerça essa capacidade.
Mas hoje em dia há muitas pessoas viciadas em todo tipo de coisa e comportamentos. Celular, mídia social inclusive, joguinhos, são vícios muito comuns. Ou mesmo, ficar dezenas, centenas de vezes por dia olhando as notícias. Essas coisas consomem nosso bem mais precioso: o tempo.
Vou contar como consegui me livrar de meu vício em chocolate, pois talvez isso ajude outras pessoas a livrarem-se de seus pequenos e grandes vícios. Esse método pode ser utilizado para quase tudo, embora não seja indicado para certas drogas e similares, que precisam de ajuda profissional e, muitas vezes, internamento em clínica.
O que fiz:
30 dias: ZERO chocolate.
E assim para muitos vícios. De acordo com a neurociência, 30 dias é o tempo necessário para resetar o cérebro. Os primeiros 15 são de muito sofrimento, mesmo. Como detox de álcool e drogas. É um detox de dopamina.
Depois dos quinze dias iniciais, as sensações desagradáveis vão melhorando. Mas o tempo que a ciência dá para o reset do cérebro é, realmente, trinta dias.
Mas mesmo depois de resetado, o cérebro guarda impressões que podem ser facilmente reativadas. Devemos, portanto, ter muito cuidado para não ter recaídas que nos levam de volta à estaca zero.
No caso de celular: a gente precisa, mesmo, de todos aqueles aplicativos e similares? Depois dos 30 dias totalmente sem, devemos tomar decisões. Se o prejuízo é maior que o lucro, será que não posso abrir mão de muitos deles? Quantas vezes por dia preciso olhar as notícias? Uma vez ao dia? Ou talvez duas vezes por semana? E assim por diante.
O alcoólatra não pode beber a primeira gota, mas nem todas as substâncias e comportamentos são assim. Temos de ter discernimento para decidir. E voltar a ter controle sobre nossa própria vida. Mas aqueles 30 dias de detox são, mesmo muito importantes.
Boa sorte! Hatslachá!~
& & &
Em mérito dos soldados do Exército da Defesa de Israel, que tenham sucesso total e voltem para casa sãos e salvos, para uma vida boa e longa.
Pela proteção de todos os habitantes da Terra Santa, de todo nosso povo e de todas as pessoas boas.
Pela cura dos feridos.
Pela libertação dos reféns, sãos e salvos.
Que as famílias atingidas tenham consolo.
“Hashem oz leamô yiten, Hashem yevarech et amô bashalom.”
Pela vinda do nosso Justo Mashiach.
Leilui Nishmat:
Eliyahu ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
Moshe Haim ben Kaila z’l
Hershel ben Moishe
Moishe ben Aba
Miriam bat Yaakov
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Chaim Shemuel ben Aba
Moshê Baruch ben Yaakov Tsvi haLevi
Miriam bat Yaakov Kopl Halevi
Beile (Berta) bat Refael
Aba (Abel) ben (Eliyáhu) Eliash Leibas
Pinchas ben Moshê
Mordechai ben Yaakov Kopl HaLevi
Lea bat Hersh
Efraim Shlomo ben Motl Halevi
Eliyáhu ben Yaakov
Yaakov ben Eliyáhu
Miriam bat David
Chana Liba bat Tuvia
Todos os soldados que caíram defendendo nosso povo HY’D
Todas as vítimas do terror HY’D
Deixe um comentário