BS’D

… E COMECEI A SERVI- “LO”
Michael Elimelech conta o seguinte:
Cresci e fui educado numa das melhores yeshivot lituanas daquela época (1983). Minha educação foi bem “anti-Chabad”.
Por natureza, eu era alguém que procurava propósito. Procurei em várias yeshivot de diversas linhas, procurei kabalistas, mestres de mussar, procurei muito, nas mais diversas linhas do judaísmo, mas não estava encontrando o que procurava. Estava muito decepcionado.
Certo dia, eu estava muito deprimido e entrei numa sinagoga. E por Hashgachá Pratit, vi um panfleto de ensinamentos do Rebe chamado Likrat Shabat rasgado. Olha, eu realmente agradeço ao indivíduo que o rasgou. Rasgou e jogou lá na sinagoga Anshei Yerushalayim em Kiriat Sêfer.
Pensei: “Se é de Chabad, vai ver que tem alguma fofoca interessante aí.”
Olhei, e foi quando tive o choque de minha vida! Abri o livro, o “Likrat Shabat”. Comecei a ler e… alguma coisa não fazia sentido. Era de uma genialidade: por um lado, uma simplicidade incompreensível. Por outro, tamanha profundidade! Quando li o trecho de ensinamentos do Rebe sobre Chassidut, eu não conseguia captar que o Rebe era uma pessoa assim. Para mim, não fazia sentido. Eu sempre tinha pensado no Rebe como alguém que faz mivtsaim (campanhas). Um comandante de mivtsaim: tefilin, tsedaká, os 12 Psukim que as crianças devem dizer, reuniões de Shabat para crianças… Coisas assim. Agora, quando a gente vê o Rebe explicando Torá, percebi que não é quem eu pensava que é.
Atualmente, quando falo sobre o Rebe, preciso respirar fundo. Mencionar o nome do Rebe agora é algo totalmente diferente. Para mim, o Rebe e seus ensinamentos transformaram toda a minha vida. Melhoraram meu casamento. Me deram satisfação na vida.
Hoje, sem estudar uma sichá ou maamar do Rebe não há propósito.
Até ali, eu estava no centro. D-us me ajudava. Vou usar expressões duras aqui. Quando eu rezava a Amidá, minha intenção era: “me dê, me dê, me dê” da manhã à noite.
Chassidut ensina que você não tem a menor importância, você não é nem um parafusinho. Há um “Mestre do Universo” e você é Seu sheliach (emissário) para realizar alguma coisa. De modo que toda a direção de sua vida se transforma. Hoje, quando rezo, não é como antigamente. Hoje, quando digo “Modê Ani”, não é o mesmo “Modê Ani” de antes.
E por tudo isso, agradeço ao Rebe.
Adaptado de: rebbestory.org
& & &
Leilui Nishmat:
Eliyahu ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
Moshe Haim ben Kaila z’l
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Deixe um comentário