BS’D

Foto by P.M.
Um judeu meteu na cabeça que queria ser “rebe” em determinada região. Tinha tanta certeza de que tinha perfil para ser “rebe”, e queria tanto apressar sua “coroação”, que quando o Rebe Rashab visitou aquele lugar, ele logo foi ter como Rebe pedindo-lhe que lhe desse sua aprovação e certificação de que ele tinha perfil para ser “rebe”. Mas como não queria dizer isso diretamente, resolveu falar por meio de indiretas…
Falou pro Rebe Rashab que o “Báal Hachalom (mestre do sonho)” tinha aparecido para ele num sonho dizendo que ele tinha todos as qualidades necessárias para ser “rebe”.
Mas acontece que, para seu espanto, o Rebe nem se deu ao trabalho de responder! O homem, ingenuamente, pensou que o Rebe não entendera TCsua indireta… O que fez ele? Voltou a procurar o Rebe, e lhe disse que o “mestre do sonho” aparecera novamente para ele e “lhe revelara” que ele era digno de ser “rebe”…
Como de nada adiantou, e o Rebe nem ligou para o assunto, ele voltou ao Rebe repetidas vezes dizendo sempre que o “báal hachalom” não o deixava em paz, e continua aparecendo em seu sonho, revelando que ele é digno de se tornar “admo’r” para os chassidim.
Quando o Rebe Rashabviu que não conseguia se livrar do homem, disse-lhe:
– Na próxima vez que o “báal hachalom” aparecer para você – diga-lhe que vá para os chassidim… para ser nomeado “rebe”, o “báal hachalom” não precisa dizer isso para você, e sim para os chassidim…
(Da sichá do Shabat Parashat Bamidbar 5724)
Do livro “Má Shesiper li HaRebe – Vol III
Pág. 150
(Hebraico)
& & &
Leilui Nishmat:
Eliyahu ben Aba
Chaim Avraham ben Sara e Yossef Fogel
Moshe Haim ben Kaila z’l
Efraim Kopl ben Eliyáhu
Deixe um comentário